11ª Conferência Municipal abordou a Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social – SUAS
Na manhã de quinta-feira, dia 6, foi promovida a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve lugar no auditório do SINCOPAR, e foi promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio do Executivo. O tema nesta edição foi “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
O Sistema Único de Assistência Social é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. Segundo a secretária Municipal de Assistência e Inclusão Social, Nathalia Pinezi, o objetivo principal do Encontro foi garantir uma assistência social de qualidade, pautada no respeito à dignidade e aos direitos humanos.
A Conferência teve como palestrante a Dra. Denise Costa, que também abordou subtemas como a avaliação do panorama atual do SUAS no município, os desafios enfrentados pelos profissionais e usuários dos serviços de assistência social, bem como propostas para a construção de um SUAS mais inclusivo e eficiente.
O prefeito Marcio Zanetti destacou que o município está muito bem representado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, por sua secretaria municipal e todos os integrantes dos projetos sociais e de assistência, revelando um verdadeiro comprometimento em resultados para a população.
A convite, a Câmara Municipal também esteve presente à Conferência representada pela presidente, vereadora Lúcia Libânio. No uso da palavra, ela destacou a satisfação em estar presente não apenas pela Câmara, mas como cidadã que sempre esteve engajada também nas questões que envolvem a Assistência Social.
“Pela experiência que tenho, afirmo que não se faz nada sozinho, principalmente política de assistência social. Temos que unir várias frentes, várias mãos e precisamos da participação maciça como aqui hoje. Além disso, precisamos trabalhar com a valorização e qualificação constante dos profissionais e conscientizar a população do direito que tem de participar. Somente assim teremos condições de ofertar e garantir atendimento humanizado a todos e dignidade com mais qualidade de vida”, afirmou.
Lúcia ressaltou a importância da Conferência como um momento de avaliação das políticas públicas aplicadas aos usuários e reafirmar a proposta do governo por meio do SUAS. “Vejo a Conferência como uma atividade para se desenvolver um trabalho de fortalecimento das ações, de reflexão de como desenvolve-las através de programas sociais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
A presidente da Câmara afirmou que todos os profissionais envolvidos na Assistência Social, bem como as entidades, órgãos púbicos têm o dever de colaborar para fortalecer e aprimorar o sistema, visando atender melhor as demandas da população mais vulnerável da sociedade.
“Agora é a hora de manifestarmos e assegurarmos essas melhorias. Aproveitem, discutam, ouçam mais, independente de serem profissionais ou cidadãos, pois todos que estão aqui desejam a mesma coisa, a meta é a mesma: valorização e melhorias na rede de assistência social”, concluiu, parabenizando os organizadores pela Conferência.
Ao final das explanações, alunos da ONG MAPEAR, sob a coordenação do professor Filipe Fontão promoveram uma apresentação.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Texto final: Natália Tiezzi. Fotos: Ary Molinari