CIDADEDESTAQUESOCIAIS

1º Sargento Lenildo Pereira se despede do TG 02-038 em janeiro de 2023

http://www.minhasaojose.com.br
No registro, da fotógrafa Roberta Simões, que gentilmente cedeu a foto ao site, o 1º Sargento Lenildo Pereira da Silva no Desfile da Semana Euclidiana deste ano

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Após três anos de intenso trabalho na Chefia de Instrução do Tiro de Guerra 02-038, o 1º Sargento Lenildo Pereira da Silva se despedirá de São José do Rio Pardo no mês de janeiro de 2023. A previsão, segundo ele, é que a passagem de comando para o próximo chefe de instrução ocorra em meados do primeiro mês do próximo ano.

Durante sua passagem pelo TG 02-038, Lenildo ficou conhecido como um chefe de instrução que foi além dos trabalhos inerentes ao Exército, promovendo a inserção e a participação do Tiro de Guerra na sociedade, inclusive em campanhas e eventos sociais, tornando os atiradores mais ativos à população, principalmente com relação ao voluntariado.

Nas atividades dentro e fora do Tiro do Guerra, lá estava o 1º Sargento Lenildo, comandando os atiradores sempre de forma firme e respeitosa. A maneira gentil e próxima do chefe de instrução também fez com ele fosse visto e tratado não só como ‘o Sargento’ do TG, mas um amigo dos atiradores, das famílias, da comunidade rio-pardense.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, ele falou um pouco sobre esse período em Rio Pardo, as conquistas do TG e também dele como profissional a serviço do Exército e também o próximo trabalho, que será em Manaus, no Amazonas.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Sargento Lenildo, nestes três anos de trabalho em Rio Pardo, quais foram as principais conquistas do TG e do senhor como profissional do Exército?

1º Sargento Lenildo Pereira da Silva: Foram várias conquistas entre elas o reconhecimento do nosso Atirador como um jovem diferenciado, permitindo a abertura de portas no mercado de trabalho; ter ajudado a população com a campanha de arrecadação de alimentos, principalmente no ano de 2020 onde recolhemos 21 toneladas e com a continuação da campanha conseguimos excelentes marcas: tivemos somente nesse ano mais de 300 famílias assistidas. Além disso, trazer o Hemocamp com a campanha de doação de sangue “Doe: você pode ser um herói”; participar diretamente da campanha de vacinação. Entretanto, isso tudo é fruto do trabalho de várias pessoas: Família, sociedade, amigos e atiradores. Sobre o Tiro de Guerra em si destaco a reforma de toda a sede da instituição e a troca de todo mobiliário de trabalho. Toda essa melhoria na infraestrutura possibilitou também melhorar a recepção e o acohimento ao atirador, desde a alimentação até seu bem estar aqui no TG.

Qual a visão que o senhor tem do TG 02-038 com relação à estrutura e aos atiradores?

Quando cheguei em São José o nosso Tiro estava iniciando a sua reforma. Hoje vamos entrega-lo entre os melhores do estado de São Paulo. O nosso Atirador é diferenciado, cheio de atributos como desenvoltura e comprometimento.

O 1º Sargento estará em Manaus em 2023 e desempenhará trabalhos junto à 3ª Companhia de Forças Especiais

Do que mais sente orgulho como Chefe de Instrução?

Orgulho-me de poder mudar vidas, proporcionar a esses jovens outra perspectiva de vida e ajudar a conduzi-los para o caminho do bem.

E qual foi seu maior aprendizado aqui e que levará para sua vida?

O Tiro de Guerra é uma experiência única, que extrapola os limites do militarismo. Engloba questões desde relações humanas a questões operacionais. Porém, o que levarei para o resto da vida é que você consegue fazer qualquer coisa que se predispõe a fazer: basta  acreditar, se dedicar e trabalhar muito para isso. Tenho certeza absoluta que cresci muito como militar, profissional e como pessoa.

Para qual cidade o senhor irá após se despedir de Rio Pardo?

Estou indo para a 3° Companhia de Forças Especiais, na cidade de Manaus, no Amazonas.

Sargento, do que mais sentirá saudades de São José do Rio Pardo?

Sentirei saudade de tudo em São José do Rio Pardo. Principalmente da tranquilidade e das pessoas que acolheram a mim e a minha família com muito carinho.Eu e minha família lembraremos muito de São José. Somos (porque ainda estamos) muito felizes aqui!

Para finalizar, gostaria que o Sargento deixasse uma mensagem aos atiradores e à comunidade rio-pardense.

Aos rio-pardenses, que se orgulhem dessa linda cidade e contribuam com o que puder, dentro da sua esfera de atribuições, para colocar São José do Rio Pardo onde ela merece. Aos nossos atiradores, lembrem-se: cada escolha é uma renuncia e os senhores serão responsabilizados ou enaltecidos por elas. Vocês podem tudo, basta trabalhar para isso.

“Como Chefe de Instrução, orgulho-me de poder mudar vidas, proporcionar a esses jovens outra perspectiva de vida e ajudar a conduzi-los para o caminho do bem”, concluiu Lenildo
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br