Os 35 anos de promulgação da Lei Orgânica Municipal serão marcados por Solenidade na Câmara
Texto: Natália Tiezzi
A Câmara Municipal promoverá, na noite de 24 de abril, Solenidade Comemorativa pelos 35 anos de promulgação da Lei Orgânica do Município.
Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, o presidente da Casa de Leis, vereador professor Rafael Kocian, contou detalhes do evento comemorativo e a importância da LOM nestas mais de três décadas.
“Optamos em promover essa Solenidade nesta data especial em homenagem aos ex-vereadores que contribuíram à elaboração desta que é a principal Lei do município, a qual merece ser enaltecida e reconhecida pelos Poderes e também pela sociedade. Inclusive, no evento, pretendemos mostrar à comunidade um exemplar da Lei Orgânica idêntico ao original, em forma de livro, que ficará exposto no Plenário”, explicou.
Ele observou que além de ressaltar o trabalho da Câmara Municipal à construção da Lei, por meio dos ex-vereadores, a Solenidade objetiva destacar a LOM de uma forma diferente pelas novas gerações, por meio de desenhos e redações, desenvolvidos por alunos de algumas escolas, que serão expostos na Sessão Solene.
“Durante o evento comemorativo, a história sobre a construção da LOM também será contada. A Câmara está levantando documentos históricos, as atividades das Comissões, etc, para que os presentes tenham a oportunidade de conhecer todo esse trabalho que resultou na Lei Orgânica do município”, concluiu o vereador.
Todos os vereadores que fizeram parte da Legislatura em que ocorreu a promulgação da Lei serão homenageados, seja de forma presencial aos que estão entre nós, e também aos já falecidos, cujas famílias foram contatadas para que estejam presentes à Solenidade e recebam as homenagens.
O vereador Alexandre Tosini, que está em seu primeiro mandato, também falou ao site acerca da Solenidade e do reconhecimento aos 35 anos da LOM. “A promulgação da Lei Orgânica marcou um momento histórico de afirmação da nossa autonomia municipal e do fortalecimento da democracia local, que estabeleceu as bases para uma gestão pública mais transparente, participativa e comprometida com os direitos dos cidadãos”, afirmou.
Ele justificou que não poderá estar presente ao evento devido a compromissos oficiais em Brasília. “Porém, rendo minha homenagem a todos que contribuíram para a elaboração desse importante instrumento jurídico. Que continuemos a honrar e aprimorar esse legado em benefício da nossa comunidade”, concluiu.
O evento comemorativo está marcado para 19h00, no Legislativo Municipal, com transmissão ao vivo pelos canais digitais (Facebook e YouTube) da Câmara.
Ainda, para quem quiser conhecer ou saber mais sobre a LOM, a Câmara disponibiliza versão digital por meio do link: https://online.fliphtml5.com/tozkn/ewgf/#p=1