AGRICULTURACIDADEDESTAQUE

Rio Pardo se prepara ao 1º SENABE e ser a capital nacional da beterraba em julho

Texto: Natália Tiezzi

Embora ainda em abril, São José do Rio Pardo já ‘respira’ o 1º SENABE – Seminário Nacional da Beterraba, que será promovido na cidade entre os dias 24 e 26 de julho, no Ginásio Tartarugão. O local receberá completa estrutura, segurança e atrações voltadas ao evento, que promete transformar o município na capital nacional do legume, que é um dos mais consumidos e apreciados no país.

O Seminário está sendo organizado e será promovido pelo Sindicato Rural de São José do Rio Pardo e o IAC – Instituto Agronômico de Campinas. O presidente do Sindicato, Nei Minussi, destacou a importância da cidade sedia-lo como sendo o ‘pontapé’ inicial a demais projetos futuros que difundam, estudem e valorizem a cultura da beterraba em Rio Pardo.

“A região de São José do Rio Pardo é uma das principais regiões produtoras de beterraba do Brasil. Dos 10.000 hectares cultivados anualmente no país, aproximadamente 3.000 hectares são produzidos nesta região. A importância e o pioneirismo nesta cultura fazem daqui o local ideal para a realização do primeiro evento desta cultura no país”, observou Nei.

Em síntese, o SENABE visa difundir inovações, promover a produção, estimular o consumo, assim como destacar os potenciais da beterraba como matéria-prima e alimento essencial aos brasileiros. 

Além disso, objetiva, ainda, valorizar os produtores rurais locais, fortalecer a presença de parceiros de inovação no setor agrícola; fomentar a comercialização da beterraba, gerando novas oportunidades para os produtores e criar possibilidade de agroindústria voltada ao setor.

Entretanto, o Seminário não é direcionado apenas aos produtores rurais, mas a empresas do agronegócio, profissionais do setor agrícola, estudantes de ciências agrárias, consumidores em geral e famílias da região.

CONHECIMENTO: FEIRAS, PALESTRAS E WORKSHOPS

Um dos destaques do SENABE, sem dúvida, será o conhecimento através da troca de experiências. Nei destacou que diversas parcerias foram firmadas e o evento contará com especialistas do agronegócio, representantes de empresas patrocinadoras, pesquisadores e agrônomos para garantir que os participantes tenham a oportunidade de novos conhecimentos desde o plantio até o consumo da beterraba.

Durante o Seminário acontecerá uma grande Feira, que reunirá expositores, desde produtores locais de beterraba até fornecedores de insumos e tecnologias agrícolas. Também haverá estandes de produtores locais, com exposição de produtos derivados do legume.

Já as palestras e workshops trarão temas relevantes aos agricultores e público geral sobre a beterraba, entre eles os “Benefícios Nutricionais”, com palestra com nutricionistas e agrônomos sobre as qualidades nutricionais do produto. “Sustentabilidade no Campo”, com discussão liderada por especialistas sobre práticas sustentáveis no cultivo da beterraba e “Técnicas Avançadas de Cultivo”, com Workshop prático para produtores, conduzido por técnicos, ensinando sobre métodos eficientes para aumentar a produção, além de inovações tecnológicas agrícolas voltadas para este cultivo e outras culturas.

No evento haverá, ainda, espaço dedicado à interação entre produtores e empresas fornecedoras de insumos, equipamentos e tecnologias agrícolas, visando promover negócios e fortalecer a cadeia produtiva da beterraba.

A programação completa pode ser acessada pelo site: https://senabe.com.br/

ATIVIDADES CULTURAIS E LAZER

Além de atividades voltadas aos agricultores, o SENABE contará com apresentações musicais, com bandas locais e regionais, que se apresentarão ao longo do evento, criando uma atmosfera de celebração.

Para as crianças, o evento trará a Área kids – um espaço com atividades lúdicas, incluindo jogos educativos relacionados ao meio ambiente e agricultura.

Como parte das atividades de lazer, o Seminário realizará Oficinas Educativas, destacando o plantio de beterraba, ensinando crianças sobre a importância da agricultura e do consumo de alimentos saudáveis.

PATROCINADORES E APIOADORES

Para um evento deste porte, o SENABE já conta com o patrocínio de diversas empresas, entre elas a Evolução Agro, Bejo, Rijk Zwaan, Auto Fast, Coopardense, Gaia Group, Tomatec, Band 105,9 FM, Giovane Cunico, Yes Idiomas, Vime Veículos, LS Tractor – Ultranova, New Agro, East West Seed, Lojão Agro, Jumil, Sakata, Sicredi, Souza Imobiliária e Ballagro.

O SENABE conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo – SAA/SP, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Faesp – Federação da Agricultura e Pecúaria do Estado de São Paulo, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecúaria, Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo e Associação Brasileira de Horticultura.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Importante ressaltar que o Seminário será transmitido ao vivo para os espectadores através do canal oficial do Sindicato Rural de São José do Rio Pardo no YouTube. A transmissão poderá ser acessada por meio do seguinte link: youtube.com/@sindicatoruraldesaojosedor7618

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

As inscrições ao SENABE podem ser efetuadas pelo https://senabe.com.br/inscricoes/. Mais informações sobre o evento, patrocínios , etc, pelo email contato@senabe.com.br ou pelos (19) 3608-4471 e (19) 99117-8607

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br