CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

“Almanaque Euclidiano” reúne textos de jovens alunos sobre o legado de Euclides da Cunha

Livro traz textos produzidos pelos alunos, que abordam diversas temáticas euclidianas com sensibilidade, criatividade e um olhar cheio de significado da obra deixada pelo ilustre escritor e engenheiro

Texto: Natália Tiezzi

Uma grata surpresa ocorreu durante visita da curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Paula Lacerda, e da professora e euclidianista, Rosângela Gomes Pereira, à Escola Estadual “Profª. Stella Couvert Ribeiro” terça-feira, 22, cuja pauta foi o aniversário da Ponte Metálica.

Todavia, durante o Encontro, ambas ficaram emocionadas com a apresentação do Projeto “Almanaque Euclidiano”, uma coletânea de textos, produzidos pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, sobre o legado de Euclides da Cunha. O bonito livro também traz ilustrações da aluna Ana Laura, do 9º ano A (Ensino Fundamental II).

Para o desenvolvimento do Almanaque, os jovens contaram com o apoio e a organização dos professores Osvaldo D. Salvador Júnior (História) e Joyce F. Ribeiro (Língua Portuguesa), articuladores da sala de leitura, que também estiveram presentes à apresentação.

Os textos produzidos pelos alunos abordam diversas temáticas euclidianas com sensibilidade, criatividade e um olhar cheio de significado da obra deixada pelo ilustre escritor e engenheiro.

“Não esperávamos essa surpresa! Foi emocionante e gratificante saber que pessoas de fora do Movimento Euclidiano resgatam e lutam para que essa ‘Chama’ continue acesa, assim como os professores Osvaldo e Joyce, bem como os jovens alunos. O Almanaque Euclidiano é uma sensação de ‘dever cumprido’ acerca da difusão do legado de Euclides da Cunha às futuras gerações. Um trabalho impecável! Parabenizamos a todos os envolvidos pelo seu desenvolvimento”, destacou Ana Paula.

Além do Projeto, a também professora Rosângela teve mais uma surpresa em reencontrar o ex-aluno, professor Osvaldo, cuja lição sobre o euclidianismo, que ela tanto destacou em suas saudosas aulas, também continua frutificando junto a novos alunos.

“Parabéns aos mestres pela iniciativa inspiradora e à escola por valorizar o saber, a memória e a cultura local! Que esse tipo de ação continue florescendo e impactando gerações!”, concluíram Ana Paula e Rosângela.

Alunos e professores Osvaldo e Joyce durante apresentação do Projeto
A professora Rosângela e Ana Paula durante visita à E.E. “Stella Couvert”
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br