Vereador Fernando Gomes sugere adesão ao Programa “ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros”
Texto: Natália Tiezzi
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira, 22, o vereador Fernando Gomes, por meio de propositura, sugeriu à Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação, a adesão e aplicação do Programa “ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros” .
Voltado a alunos de zero a oito anos, o Programa foi elaborado pela Associação Americana de Psicologia e é reconhecido internacionalmente por sua eficácia na prevenção da violência infantil e na promoção de ambientes familiares e escolares mais seguros, acolhedores.
Através da Educação Parental, ele orienta pais e responsáveis a adotarem práticas positivas de cuidado e disciplina, fortalecendo vínculos familiares e contribuindo ao desenvolvimento emocional e social das crianças.
“Sua aplicação no ambiente escolar torna as escolas protagonistas na formação de uma cultura de paz e respeito, além de colaborar à redução de comportamentos agressivos, evasão escolar e dificuldades de aprendizagem, especialmente na primeira infância”, explicou o vereador.

Fernando destacou, ainda, que o Programa é uma iniciativa preventiva, de baixo custo de implementação, e que pode representar um avanço importante nas políticas públicas voltadas à proteção da infância e à educação humanizada.
“A ideia é proporcionar o ACT às crianças menores, compreendidas na faixa etária de zero ate oito anos, uma vez que o município já implantou o ‘Famílias Fortes’, que é voltado às crianças e jovens entre 10 e 14 anos, objetivando englobar desde a primeira infância até o início da adolescência com ambos Programas”.
O vereador também ressaltou que, além das crianças, o Programa ACT também visa o importante fortalecimento dos vínculos familiares, entre pais e filhos, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e a relação família/escola, uma vez que, segundo pesquisas, quando a relação entre a família e a criança é saudável impacta diretamente na vida escolar, com melhor desempenho nos estudos.
“Por isso o ACT é completo, pois ‘abraça’ as crianças, já na importante fase da primeira infância, as famílias e a comunidade escolar, com resultados positivos dentro e fora da sala de aula e dentro e fora dos lares”, concluiu.