A dona da live: Maica Melo se destaca como influencer digital da própria loja
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Na contra-mão do que muitas empresas estão fazendo, que é contratar influencers digitais para tornar-se mais conhecidas, assim como seus produtos ou serviços (e aqui o site parabeniza e reconhece os bons influenciadores e influenciadoras rio-pardenses), alguns comerciantes colocaram a cara, literalmente, à frente das câmeras para este novo trabalho, as lives, as quais não estavam muito habituados, mas que a própria pandemia fez com que os padrões para atrair os clientes e as próprias vendas fossem reinventados.
Um exemplo de dona de loja que também se transformou na dona da live é da comerciante Jamaica de Melo Honorato Souza, de 34 anos, que é proprietária da Maica Melo. Divertida e espontânea, ela vem conquistando seus clientes e novos clientes por meio das lives que ela mesma comanda, junto à sua equipe de trabalho.
Além da espontaneidade, Maica traz bastante experiência quando o assunto é moda e, como se diz popularmente no comércio, ‘sabe o que está vendendo’ aos seus clientes, o que também acaba passando naturalmente mais credibilidade e confiança nas lives – e isso dito pelas inúmeras clientes que acompanham as transmissões da loja.
“Fui funcionária em uma boutique tradicional na cidade. Através dela tive a oportunidade de trabalhar em uma filial em um shopping e, assim, obter acesso a grandes centros, show room e eventos envolvendo moda. E acho que isso me ajudou muito com a loja e com as próprias lives”, observou.
Ao longo da entrevista que Maica concedeu ao www.minhasaojose.com.br, ela falou sobre os sete anos da loja, completados no dia 10, a mudança de endereço, que ocorreu em agosto de 2021, além de contar detalhes dos bastidores das lives e até mesmo situações inusitadas, inclusive ao vivo.
Maica também destacou um pouco dos aprendizados de 2021 e as expectativas como comerciante para 2022 que, segundo ela, terá muitas novidades na loja e nas lives.
Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.
Maica, vamos começar falando um pouquinho da loja. Quando ela iniciou as atividades?
Jamaica Melo: A Maica Melo existe desde 10/12/2014. Já estivemos em 3 endereços diferentes, incluindo o atual, mas ambos na mesma rua Treze de Maio. A última mudança foi em agosto de 2021.
E por que você mesma, junto com sua equipe promovem as lives da loja?
O fato de nós mesmas produzirmos o conteúdo digital e promovermos as lives começou como inspiração mesmo ao ver duas blogueiras que sigo no Instagram começando a fazer live para vender seus sapato. Aí eu pensei: vou fazer isso também! Eu sempre fui muito comunicativa desde a faculdade ao apresentar seminários e trabalhos e isso facilitou para falar em público, além de adorar novos desafios, coisas novas, enfim, sou da opinião de que se eu não tentar nunca vou saber se vai dar certo!
As lives feitas por você auxiliaram nas vendas neste ano?
Nossas lives correspondem de 20% a 30% do nosso faturamento. As lives “Promocionais”, por exemplo, facilitam na queima de estoque de coleções passadas, e é uma ótima oportunidade de ganhar bastante descontos por produtos de qualidade. Já as lives de “Apresentação” são para exibir aos clientes as novas coleções ou lançamentos. Posso dizer que a “Live” foi de extrema importância para a loja diante do cenário atual e também uma maneira de interagir mais com os clientes.
Qual característica sua e de sua equipe que faz a diferença na live?
Acho que a autenticidade e o entrosamento entre a Elaine (minha colaboradora) e eu, e também das meninas que ficam por trás dos bastidores auxiliando e também dando dicas. Tento não seguir padrões, ser mais espontânea possível e sempre diferenciar. No começo as clientes escolhiam a trilha sonora, já fizemos live de Carnaval caracterizadas, live leilão, live com brindes (comprou ganhou), com brindes de parceiros, ou seja, sempre tentando inovar e agradar os clientes.
Já aconteceu algo inusitado em alguma live que possa nos contar?
Várias coisas, várias vezes (risos). Ao vivo tudo acontece: já tropecei no fio do Ring light e derrubei a live, cliente querendo saber o porquê a outra cliente comprou certa peça… Mas no final tudo dá certo!
Você já recebeu alguma crítica por ser você a fazer a live e não um influenciador, por exemplo?
Nunca, não que me lembre ou que tenham comentado diretamente comigo.
E você pretende continuar apresentando suas lives em 2022 ou pensa em contratar um influencer digital?
Claro, com certeza! Já tenho programação pronta para janeiro e fevereiro. Sobre contratar influencer não descarto a possibilidade, é bom para mostrar nosso trabalho para outras pessoas que ainda não conhecem a loja, mas por enquanto nada programado.
Maica, se você pudesse resumir o ano de 2021 em uma só palavra, qual seria essa palavra e por quê?
Gratidão! Essa é a palavra deste ano diante de tantas percas, de tantos fatos tristes e negativos que há dois anos estamos enfrentando, tantos comércios, empresas baixando as portas… E nós estamos conseguindo nos manter graças a Deus, sempre Ele à frente e a “TeamMaicaMelo” prosperamos. Só tenho a agradecer infinitamente.
Para finalizar, o que você espera para a sua loja em 2022? Já há alguma novidade que queira antecipar?
Sobre 2022, claro que como todo empreendedor a expectativa tem que ser positiva, estou com muitos projetos em mente que pretendo desenvolver ao longo do ano. A inserção de calçados que começou em 2021 foi muito positiva e pretendo trabalhar melhor isso em 2022. Além disso o site da loja, que ainda está em construção, mas pretendo terminar o quanto antes para levar aos clientes mais comodidade e opções também em mais um canal digital.