“A Dor em Amor”: MAPEAR completa 10 anos transformando centenas de vidas

Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Minha São José
Transformar a Dor em Amor. Com este lema, a MAPEAR – Mobilizando Amigos Pelo Amor, Organização da Sociedade Civil (OSC) completou 10 anos de atividades em São José do Rio Pardo, que foram comemorados na noite de sábado, 26, na sede da Associação Atlética Riopardense.
O Projeto nasceu a partir da dor da perda dos filhos das fundadoras, Jussara Simonetti e a saudosa Viviane Rodella, que enxergaram que mesmo num momento difícil, talvez o mais triste em suas vidas, poderiam contribuir positivamente com suas forças, determinação e coragem à mudança no cotidiano, muitas vezes também difícil, de inúmeras famílias.
Após a perda de Viviane, o filho, Gabriel Rodella, assumiu o exímio trabalho social que a mãe desenvolveu ao lado de Jussara, dando continuidade a este verdadeiro legado social de uma década.
Na emocionante comemoração, ambos, juntamente com a competente e dedicada equipe multidisciplinar, representada por Christiano dos Santos, mestre de cerimônia no evento comemorativo, recepcionaram dezenas de convidados, entre eles participantes e ex-participantes da MAPEAR, familiares, os vereadores Alexandre Tosini, Lúcia Libânio, Sara Mafepi, acompanhada pelo esposo, o ex-vereador Matheus Mafepi, bem como de muitos voluntários e pessoas que acreditaram e acreditam no trabalho desempenhado pela OSC.
Durante a festa, um pouco da história foi contada ao público por meio de vídeos, que destacaram suas várias fases, e que hoje atende a 126 crianças e jovens no contraturno escolar. Além disso, a OSC promoveu mais de 4.000 atendimentos indiretos em eventos e ações.

Com bases sólidas na Educação, Mundo de Trabalho, Cultura e Sustentabilidade, ela promove oficinas regulares aos participantes de Teatro, Artes Digitais, Dança, Música, Jogos e Brincadeiras, Educação Ambiental e Apoio Pedagógico, além de oficinas à comunidade de Capoeira, Canto Coral, Grupo de Dança Especial, Permacultura, Ritmos, Ritmos Kids. Junto às Oficinas, são servidas centenas de refeições diárias aos participantes, garantindo a segurança alimentar.
A MAPEAR desenvolve, ainda, o “Talentos do Futuro”, com jovens de 14 a 17 anos, sendo que nos anos de 2023 e 2024, 51 deles passaram pelo Programa, e 30% já estão inseridos no mercado de trabalho.
E, como não poderia deixar de ser, ex-participantes, sendo alguns atualmente professores da MAPEAR, contaram como o Projeto mudou o rumo de suas vidas, principalmente no tocante à união, coragem, apoio e no essencial ‘acreditar’ e fazê-los se sentirem úteis, despertando e aprimorando seus talentos.
A noite foi abrilhantada com várias apresentações das crianças e jovens, que demonstraram todo carinho, orgulho e respeito que têm pela OSC.
Após, um animado show com João Modesto e Os Arrogantes fechou o evento comemorativo.
O www.minhasaojose.com.br parabeniza a MAPEAR e a todos que a mantém ativa, agradece pelo convite à cobertura do evento, e deseja muitas conquistas à próxima década!
CONFIRA ALGUNS REGISTROS DO EVENTO COMEMORATIVO





