CIDADEDESTAQUESAÚDE

“A Segurança do Trabalho” foi tema de palestra aos profissionais da Santa Casa

http://www.minhasaojose.com.br
Palestra foi ministrada pelo engenheiro de segurança Raphael Matias

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA

A Semana da Enfermagem 2023 continua sendo promovida pela Santa Casa de Misericórdia-Hospital São Vicente para enaltecer o trabalho da equipe, mas também com o intuito de informar e conscientizar os profissionais da instituição, principalmente sobre qualidade de vida no trabalho, que reflete em todas as atividades desenvolvidas nos diferentes setores do hospital.

Na tarde de quarta-feira, dia 17, profissionais da equipe de Enfermagem participaram de palestra, cuja abordagem foi “A Visão do que é a Segurança do Trabalho”, ministrada no anfiteatro pelo engenheiro se Segurança Raphael Matias.

Além dela, demais colaboradores também participaram da palestra, bem como os estagiários do curso Técnico de Enfermagem da Fundação Educacional.

O palestrante destacou que embora voltada aos enfermeiros, enfermeiras, técnicos e auxiliares, a abordagem também abrangeria profissionais de outras áreas, já que a Segurança do Trabalho é um tema universal nas empresas e instituições.

“Onde há atividade laboral precisa haver Segurança do Trabalho, que é essencial à qualidade de vida no ambiente onde todos nós passamos boa parte de nossas vidas, e que reflete diretamente na qualidade imposta às atividades que desempenhamos, principalmente na Enfermagem por conta dos riscos iminentes como contaminações, exposições a fatores de risco”, observou Raphael.

Ele afirmou que é necessário que cada profissional tenha consciência de tudo que é promovido no ambiente laboral. “Segurança do Trabalho é consciência e o grande guardião dela é você mesmo! É uma questão de escolha: ou nos resguardamos à segurança ou não, o que também engloba nossas ações cotidianas para melhora-la”.

Raphael observou, ainda, que quem tem consciência de suas ações mantém o foco e, assim, o risco e a probabilidade de acidentes no ambiente de trabalho diminuem. “É uma lógica: quanto mais conhecimento, inclusive sobre as Normas Regulamentadoras, mais consciência teremos sobre o que podemos fazer para melhorar a segurança no ambiente de trabalho, o que reflete diretamente na diminuição de acidentes”.

Segurança do Trabalho é consciência e o grande guardião dela é você mesmo! É uma questão de escolha: ou nos resguardamos à segurança ou não, o que também engloba nossas ações cotidianas para melhora-la”, destacou

OS TIPOS DE ACIDENTE DE TRABALHO

Durante a explanação, o palestrante detalhou sobre os quatro principais tipos de acidente de trabalho no Brasil, sendo eles o que ocorre no exercício da tarefa, no trajeto entre a casa e o trabalho e vice-versa, a doença profissional provocada pelo tipo de trabalho e as doenças do trabalho causadas pelas condições no ambiente laboral.

Entre os atos inseguros, Raphael citou a falta da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, manusear equipamentos/máquinas sem habilitação ou em movimento, manipulação inadequada de produtos químico, uso indiscriminado do celular durante o trabalho, que pode gerar, além de punições, doenças ligadas à postura, de visão, etc.

Ao final da explanação, Raphael também deixou algumas dicas de saúde e segurança do trabalho como, por exemplo, não realizar nenhuma atividade sem a utilização de equipamentos de proteção adequados, inclusive a equipe de Enfermagem, que está exposta a riscos biológicos; sinalização correta de corredores ao realizar limpeza; não utilizar fones de ouvido, pois comprometem a atenção e o foco no desempenho das atividades.

“Para finalizar, gostaria de chamar a atenção de todos para as condutas no ambiente laboral, que também podem contribuir à Segurança do Trabalho, entre elas a humildade, a privacidade, a observação e, claro, a comunicação, lembrando sempre que a segurança no trabalho está na consciência e nas atitudes de cada um. Somos, sim, responsáveis por ocorrer ou evitar acidentes no espaço onde trabalhamos”.

A coordenadora técnica de Enfermagem da Santa Casa, enfermeira Alexsandra Soares da Cunha agradeceu a presença de Raphael, destacando a importância das informações transmitidas aos profissionais, observando que a Santa Casa primará sempre por contribuir à formação de suas equipes, e informar sobre assuntos relevantes é uma delas.

Após a palestra, a Santa Casa ofereceu um café aos presentes, que teve lugar no Grêmio Santa Casa.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br