Acessibilidade: 14 rampas serão construídas nas Praças Capitão Vicente Dias e XV de Novembro
Em matéria divulgada pela Assessoria de Comunicação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria e da COMDERP, informou que iniciou as obras para a construção de 14 novas rampas de acessibilidade e também a reforma de outras 6 já existentes nas praças Capitão Vicente Dias e XV de Novembro.
Ambas praças, na região central, contam com grande fluxo de pedestres, o que inclui portadores de necessidades especiais que necessitam cada vez mais de acessibilidade.
Além de garantir o direito de ir e vir de todos, incluindo os deficientes, as obras têm como objetivo adequar as rampas às normas técnicas exigidas, promovendo mais segurança e conforto para os usuários desses espaços públicos.
“Essa iniciativa busca construir uma cidade mais inclusiva, assegurando o acesso pleno e igualitário a locais de convivência e lazer, como nossas praças. Com ações como esta, nossa São José do Rio Pardo se torna um lugar mais acolhedor e acessível para todos”, destacou a nota da Prefeitura.
E não é somente o Executivo Municipal que está dando ênfase à questão da acessibilidade. Tornar a Câmara Municipal mais acessível, principalmente aos deficientes visuais, foi tema de indicação do vereador Dante Lemes à presidência da Casa de Leis.
Ele sugeriu a instalação de piso tátil nas dependências do prédio para auxiliar na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão. A sugestão já foi acatada pelo presidente, vereador professor Rafael Kocian.