Ações na prevenção de doenças e promoção da Saúde no município foram abordados em Tribuna Livre
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal
Na Sessão Ordinária de terça-feira, dia 27, a Tribuna Livre contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Érica Bertelli Penha, que abordou as ações na prevenção de doenças e a promoção da saúde no município.
O convite à participação da secretária, que também é Enfermeira, foi de autoria do vereador professor Rafael Kocian a partir de uma importante ação que a Pasta está promovendo na questão da vacinação.
Érica iniciou a explanação destacando exatamente a importância das vacinas e a conscientização da população para que mantenham o calendário vacinal em dia, incluindo todas as faixas etárias. “Inclusive promovemos parcerias com a Associação Comercial e Industrial para campanhas de vacinação, oferecendo a aplicação de vacinas contra a Influenza, Covid e Febre Amarela em pontos comerciais, que facilitam as abordagens, o que vem auxiliando os munícipes a se protegerem dessas doenças e manterem o cartão de vacinação atualizado”, observou a secretária.
Ainda sobre a vacinação, ela explicou que a sala de vacina está entrando em contato com os pais/famílias, cujas crianças estão com doses de vacina em atraso, para que atualizem a caderneta e garantam a saúde dos filhos. “A Saúde é um direito de todos, inclusive das crianças. É dever dos pais levarem os filhos para vacinarem, garantindo a imunização, o controle de muitas doenças e até mesmo a erradicação de tantas outras”, explicou.
A secretária também destacou que muitas atividades e grupos que eram promovidos no Programa Estratégia Saúde da Família e tiveram que ser paralisados por conta da pandemia estão voltando à ativa, entre eles o de tabagismo, o ‘Agita’, que é voltado à promoção de exercícios físicos, bem como a horta comunitária, que agora será promovida em todas as unidades de ESFs.
“O objetivo é envolver e trazer cada vez mais a comunidade para ao ESFs com ações que envolvam toda a família, desde a criança, até os pais, os adolescentes, os idosos, promovendo a promoção da Saúde e a prevenção de doenças com informação adequada, troca de experiências e vivências, o que é muito importante para todas as equipes. Quanto mais conhecemos nossa comunidade, mais poderemos agir para o seu bem estar”, ressaltou.
SAÚDE E EDUCAÇÃO: PARCERIA ESSENCIAL À QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS
Durante a explanação, Érica informou sobre ações, promovidas com o apoio da Educação, que estão sendo realizadas nas escolas municipais, estaduais e particulares. “As mesmas fazem parte de um calendário anual, que é desenvolvido pela Saúde, cujo intuito é orientar os alunos e toda a comunidade escolar sobre temas específicos, visando sempre a prevenção de doenças, acidentes com animais peçonhentos, etc. Essas ações são promovidas nas escolas pelas equipes dos ESFs, cujas campanhas e atividades também são desenvolvidas nas unidades. O calendário é um direcionamento mensal que temos para cumprir no município”, disse. (Confira o calendário completo, com ações para o 2º semestre de 2023 e 1º semestre de 2024 no final da matéria).
A secretária afirmou que as unidades escolares também estão engajadas, juntamente com a Saúde, para a promoção da vacinação, sendo que muitos alunos e familiares já foram imunizados em campanhas dentro das escolas.
Após a explanação, a secretária respondeu a alguns questionamentos dos vereadores, entre eles sobre a nova unidade de ESF no bairro São Roque, destacando que a obra já está em processo de licitação.
Érica finalizou agradecendo o apoio da Câmara à pasta da Saúde, colocando-se à disposição para qualquer assunto, sempre com o intuito de tornar as ações transparentes. “Após um difícil período pandêmico, a Saúde Municipal está voltando a promover muitas ações, principalmente nos ESFs, as quais temos certeza que contribuem e contribuirão à qualidade de vida dos munícipes. Além do cuidar, acolher, auxiliar no tratamento e cura, difundir informação, realizar ações preventivas e orientações também é promover a Saúde”, concluiu.
Em tempo, a secretária enviou alguns registros das ações realizadas pela Saúde Municipal nas escolas, compartilhadas abaixo
CALENDÁRIO ANUAL DE AÇÕES NAS ESCOLAS E ESFs
MÊS/DIA
JULHO
Dia Mundial das Zoonoses: 6
Mutirão da Saúde: 15
Prevenção das Hepatites: 28
Festa Junina ESFs
AGOSTO
Semana de Mobilização – Incentivo ao Aleitamento Materno: 01 a 07
Mobilização Semana Euclidiana – Campanha Fique Sabendo: 09 a 15
Dia do Psicólogo: 27
Dia do Nutricionista: 31
Campanha Vacinação Contra Poliomelite
Semana Euclidiana
SETEMBRO
Dia do Veterinário: 9
Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer: 21
Dia Mundial a Prevenção ao Suicídio: 10
OUTUBRO
Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde: 4
Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional: 13
Dia Nacional da Vacinação: 17
Dia do Médico: 18
Dia do Dentista e Saúde Bucal: 25
Outubro Rosa
NOVEMBRO
Mês de Mobilização de Saúde do Homem – Novembro Azul: De 01 a 30
Mobilização de Prevenção das Arboviroses
Mutirão da Saúde: 25
DEZEMBRO
Dia de Prevenção da AIDS: 1
Incentivo a doação de Órgãos: 6
Dia do Fonoaudiólogo: 9
AÇÕES 1º SEMESTRE DE 2024
MÊS/DIA
JANEIRO
Dia do Farmacêutico: 20
Plano Regional de Acidentes Vitimas Ac. Com Escorpião: 5, 9 e 10
FEVEREIRO
Semana de Mobilização de Prevenção da Gravidez na adolescência: 01 a 08
Carnaval
Multivacinação + Intensificação Febre Amarela: 25
MARÇO
Prevenção da Obesidade Infantil / Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis: 4
Dia Internacional da Mulher: 8
Mutirão da Saúde alusivo à Saúde da Mulher: 11
Prevenção da Tuberculose: 24
ABRIL
Dia Mundial de Conscientização do Autismo: 2
Incentivo a Atividade Física: 6
Prevenção da Hipertensão Arterial: 26
Campanha vacinação Influenza
MAIO
Dia do Assistente Social: 15
Prevenção da Violência Sexual Infantil: 18
Dia sem Tabaco: 31
Capacitação para Execução de Testes Rápidos de Sorologias
Doenças de Inverno
JUNHO
Dia do Doador de Sangue: 14
Prevenção do Diabetes: 26
Campanha 3 Bichos
JULHO
Dia Mundial das Zoonoses: 6
Mutirão da Saúde: 15
Prevenção das Hepatites: 28