Agosto Dourado: Santa Casa promoveu ações ao incentivo do aleitamento materno
Entrevistas e texto: Natália Tiezzi
Em alusão à Campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno, a Santa Casa, por meio do Setor da Maternidade e Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu ações para lembrar a importante questão da amamentação junto às famílias.
Além de fazer o ‘cantinho da amamentação’, com frases de incentivo e decoração especial na Maternidade, dia 18 também foi promovida uma palestra, voltada às gestantes que fazem parte de um grupo promovido pelo município, através da Rede Pública de Saúde, com abordagem da fonoaudióloga Thaís Fontão, que destacou os benefícios da amamentação para o desenvolvimento do bebê, bem como os benefícios às mamães que optam pelo aleitamento materno.
“O incentivo à amamentação ocorre com todas puérperas na Maternidade, onde ensinamos a forma correta da ‘pega’ pelos bebês, o cuidado com as mamas e o contato especial que esse gesto entre mãe e filho ocorre naturalmente durante o aleitamento materno”, destacou a enfermeira e coordenadora do NEP, Amanda Breda Ferreira.
A enfermeira da Maternidade, Patrícia Fortine, também respondeu a alguns questionamentos da reportagem do www.minhasaojose.com.br sobre a amamentação. Confira!
Enfermeira Patrícia, quais são os principais benefícios da amamentação para o bebê e para a mamãe?
Enfermeira Patrícia Fortine: Para as mamães, a diminuição do sangramento no período pós parto, aceleração na perda de peso. Além disso, o leite materno protege contra doenças, previne contra doenças, previne formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento do bebê justamente por ser um alimento completo, dispensando água e outros alimentos até os seis meses de vida do bebê.
Quais as principais dicas para uma boa amamentação, tanto para a mãe, quanto para o bebê?
Aprender a posicionar o bebê para mamar. A mãe e o bebê são únicos, por isso não existe um único estilo de amamentação que sirva para todas as mães. Há diferentes posições para amamentação, desde transversal até invertida. Além disso, as mamães precisar saber sobre a ‘pega’ correta, cuidar da alimentação e nutrição, não exagerar na limpeza das mamas durante o banho, ou seja, não passar óleos. E o mais importante: ser paciente durante a amamentação.
Existe leite fraco?
Não existe leite fraco! O que leva muitas mulheres a pensar que o seu leite é fraco, por vezes, é o excessivo choro do bebê. Amamente em livre demanda, sem se importar, com a quantidade do tempo que o bebê ficará no peito. Cada mãe produz o alimento adequado para as necessidades ao seu bebê, portanto não existe leite fraco. O leite materno é o alimento perfeito, possui todas as substâncias na qualidade e quantidade ideal para o desenvolvimento do bebê.
Como saber se a criança está satisfeita após mamar?
O bebê está satisfeito após a amamentação quando o som dele engolindo o leite é perceptível, ele aparenta estar calmo e relaxado, solta a mama espontaneamente, além da pega correta da mama. O seio da mamãe fica mais leve e macio após a mamada. Quando o bebê ganha peso é sinal que o bebê está satisfeito com a amamentação. Geralmente, o ganho de peso no 1º trimestre é acima de 30 gramas por dia.