Alunos e Vereadores participam de debate no Colégio Unigrau
Projeto faz parte das aulas de História e reuniu estudantes da 5º ano do Ensino Fundamental
Reportagem e Texto: Natália Tiezzi Manetta
As melhorias em diversas áreas de nossa cidade foi o tema de um debate promovido no salão do Colégio Unigrau, que reuniu os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e os vereadores Rafael Kocian, Zildão Delmondes, Rubinho Lobato, Lúcia Libânio, Carlos de Oliveira, Paulo Sérgio Ferreira e Pedro Giantomassi na tarde de quarta-feira, dia 11.
O debate é o produto final de um projeto desenvolvido pela professora de História, Joseli Dutra, que vem trabalhando os sistemas políticos no Brasil, desde a Monarquia à Democracia.
“Este é o 3º ano que este encontro enriquecedor acontece, pois é uma forma dos alunos se envolverem cada vez mais com as questões democráticas e de cidadania do município, bem como estreita essa relação entre os vereadores e as crianças”, explicou a coordenadora Mariana Panizza Locatelli.
Antes do debate acontecer, os alunos formularam as perguntas que fariam aos vereadores, com o auxílio da professora. “Entretanto, todos os temas aqui apresentados foram pensados e elaborados por eles, numa nítida demonstração que todos se preocupam com o município nas mais diversas áreas”, observou Joseli.
Entre os temas abordados nas perguntas dos alunos, o Meio Ambiente foi citado. Um dos alunos perguntou “se os vereadores haviam elaborado algum projeto para revitalização das praças e pontos turísticos”. “São José conseguiu uma verba adicional para fins turísticos, pois foi reconhecido como ‘Município de Interesse Turístico’ e esse recurso será empregado na revitalização da Praça XV de Novembro e também da Fonte Luminosa, dois espaços que realmente merecem atenção, pois estão no coração da cidade”, respondeu o vereador Pedro Giantomassi.
Outra questão levantada por um dos alunos foi “se os vereadores conseguiam atender a todos pedidos que chegam até eles”. “É muito difícil, mas, tentamos. Nós temos o dever de lutar sempre pelo bem comum, porém, não podemos interferir no trabalho da Prefeitura, por exemplo. Cada um faz a sua parte e nós, como vereadores, fazemos a nossa”, explicou Zildão.
Ainda sobre essa questão levantada, Rafael Kocian explicou que o vereador não pode atender pedidos perigosos, aqueles que infringem a Lei como pagamentos de contas dos munícipes, aquisição de remédios com mais agilidade, etc. “Isso é crime e o vereador não pode atender pedidos pessoais, somente aqueles que prezam pelo coletivo como melhorias no asfaltamento de ruas, por exemplo”.
APROXIMAÇÃO DO LEGISLATIVO COM AS ESCOLAS
Todos os veeradores foram unânimes ao destacar a importância do Colégio Unigrau em promover esses encontros com as crianças, pois aproximam cada vez mais o Legislativo das escolas. “Inclusive, a Câmara já está colocando em prática um projeto desenvolvido por nós, vereadores, onde participamos de encontros nas escolas justamente para ouvir os alunos, professores. Essa aproximação é fundamental, pois desperta a consciência política desde cedo nos alunos”, destacou Rafael Kocian.
Ao final do debate, os vereadores receberam um mimo do colégio e também puderam contemplar alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre os temas debatidos.
O site www.minhasaojose.com.br agradece a coordenação e direção do Colégio Unigrau pelo convite ao debate.