Ana Vera Braghiroli: Homenagem à mãe, esposa, avó, artesã e ex-professora
Texto: Natália Tiezzi
Sabe aquela pessoa que chamamos carinhosamente “de mil e uma utilidades”; aquela que “não tem tempo ruim” ou que “abraça ao mundo e dá conta”. Pois hoje a homenagem do www.minhasaojose.com.br é para uma mulher que se enquadra perfeitamente em todas essas definições: Ana Vera Maschietto Simões Braghiroli.
Muito conhecida na sociedade rio-pardense, ela marcou a vida de muitas pessoas na Educação, onde apaixonou-se pelo Magistério, exercendo-o por décadas.
Como professora, Ana Vera atuou em escolas estaduais, escolas municipais, desempenhou cargos de direção, coordenação, inclusive no extinto NIPAM e também na Guarda Mirim.
Graduada em Educação Artística, as artes sempre ocuparam espaço em sua carreira como professora e o ‘jeitinho’ inquieto, mas extremamente comprometido e dedicado a tudo que se propôs e propõe a fazer foram e são exemplos seguidos por muitos admiradores e admiradoras de seu trabalho, na verdade grandes amigos que ela conquistou – uma verdadeira legião!
Já fora das salas de aula e escolas por algum tempo, Ana Vera não abandonou seus talentos artísticos e, em seu ateliê, que funciona na casa da família, produz lindas peças, personalizadas ao Ponto Cruz, Crochê, Tricot, entre outras técnicas de bordado.
Muito ‘família’, Ana Vera é esposa, mãe, avó, amiga. Entre os entes queridos não há quem não aprecie suas inúmeras qualidades, entre elas a de estar sempre pronta a ajudar, mas também a aprender.
Prova disso pode ser vista recentemente quando ela assumiu uma ‘live’ da loja de sua neta, Raquel, sendo que sua desenvoltura no vídeo chamou a atenção de muitas pessoas.
Aprender também sempre foi uma qualidade de Ana Vera e isso desde os tempos do Magistério, e agora com as novas tecnologias, que incluem as redes sociais.
Seja na profissão, seja no convívio familiar, com os amigos, ela é diferenciada: uma mulher à frente de seu tempo, que ensina muito, mas que ainda tem a curiosidade de também aprender muitas coisas.
Quem conviveu com ela na Educação jamais esqueceu seu jeito amoroso e determinado, que marcou algumas gerações de alunos e mestres. Já quem convive com Ana Vera em família e entre amigos sabe que ‘pode contar’ para o que der e vier.
Animada, disposta, sempre com um sorriso cativante, aprendendo e ensinando na arte de saber viver: assim é Ana Vera, a quem agradecemos pelos anos de dedicação ao Magistério e pelo privilégio de sua convivência em sociedade!