CIDADEDESTAQUE

Apresentadas as primeiras propostas e recomendações do Rio Pardo 2050 ao município

http://www.minhasaojose.com.br

Documento foi produzido a partir dos levantamentos feitos pelos inventários respondidos pelos rio-pardenses nas áreas socioeconômicas da cidade

Na noite de quarta-feira, 4, o Projeto Rio Pardo 2050 apresentou as propostas e recomendações da 1ª parte do documento produzido a partir do levantamento e compilação de dados obtidos por meio dos inventários, os quais foram aplicados e respondidos pelos rio-pardenses nas áreas socioeconômicas do município.

A reunião on line contou com a presença de membros do Grupo Focal, Agência de Desenvolvimento Regional que, inclusive, organizou e redigiu o documento, além de convidados dos mais diversos ramos que foram destacados nos inventários.

Todas as propostas e recomendações apresentadas nortearão o Poder Executivo, bem como outros setores públicos e privados para a prática de ações que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de São José do Rio Pardo nos próximos 30 anos, inclusive servindo de base para importantes revisões no Plano Diretor.

Neste primeiro encontro virtual foram apresentadas propostas e recomendações nas áreas de Gestão Pública, Saúde, Infraestrutura Urbana e Segurança, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Juventude.

Na Gestão Pública, por exemplo, uma das recomendações é a criação do “Conselho de Gestores”, que exercerá trabalho voluntário com o propósito de acompanhar a gestão pública, seus programas de modernização, planejamento plurianual, execução e implantação de todas as ações propostas no plano governo e principalmente no programa de metas.

Já na Saúde, o Projeto recomendou que o município atente à questão dos idosos, com o Centro do Idoso e também sobre a viabilidade de instalação de uma UTI Neonatal.

Na Habitação, a sugestão foi criar condições favoráveis para todos os bairros da cidade, principalmente aqueles onde se concentram os moradores de baixa renda. Isso garantirá que as instalações de escolas, creches, serviços de saúde, comércio e mobilidade urbana estejam acessíveis.

Na Infraestrutura Urbana e Segurança, uma das recomendações foi instalar um programa de segurança inteligente nas entradas da cidade e locais que demandam essa atividade, bem como executar permanentemente a sinalização de ruas, avenidas e praças. Outra de igual importância é melhorar a conexão entre as áreas centrais e os bairros (Zona Norte e Zona Sul) periféricos considerando a possibilidade da construção de uma terceira ponte sobre o Rio Pardo, com localização a ser estudada considerando o projeto de mobilidade urbana, sistema viário do município, custos de implantação bem como pesquisa de origem e destino dos usuários da futura ponte. 

Na área de Mobilidade Urbana, a proposta prevê a criação de um programa de fomento aos transportes ativos na área central com projeto de ruas que abriguem com segurança e conforto espaços de circulação para todos os modos de transporte, e ainda a realização de estudos das necessidades de integração e conexão entre bairros no que se refere ao transporte de cargas e demandas de construção de novas avenidas, rotatórias e acessos às rodovias.

Sobre o Meio Ambiente, a principal recomendação é a conclusão do tratamento do esgoto, garantindo 100% do esgoto tratado. Outra proposta é desenvolver estudos sobre a adequação da transferência da captação de água do Rio Pardo da ETA João de Souza localizada a jusante do cemitério municipal e da ETA Santo Antônio localizada a jusante da Foz do Córrego São José para um local sem qualquer poluição, a montante do pontilhão Fepasa, da Nestlé e da cidade.

E, no quesito Juventude, uma das propostas é implantar programas de formação técnica e tecnológica com forte componente em empreendedorismo, de forma a qualificar e preparar os jovens para o mercado de trabalho, quer seja como empregado ou como empreendedor.

O documento, com todas as recomendações e propostas sobre as áreas citadas acima pode ser acessado na íntegra pelo site http://www.riopardo2050.com.br/wp-content/uploads/2020/11/PROPOSTA-FINAL-PARTE-1-NOV-04.pdf

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Na próxima quarta-feira, 11, os integrantes do Projeto Rio Pardo 2050 promovem a segunda reunião, para apresentar as propostas e recomendações para os seguintes segmentos: Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Agricultura, Comércio, Indústria, Turismo e Serviços. Os interessados nas informações na íntegra deste documento já podem acessa-las em http://www.riopardo2050.com.br/wp-content/uploads/2020/11/PROPOSTA-FINAL-PARTE-2-NOV-4.pdf

A população também pode e deve participar enviando sugestões e propostas para serem analisadas e incluídas no documento através do email: adrp@riopardo2050.com.br

Natália Tiezzi – Assessoria de Imprensa Projeto Rio Pardo 2050.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br