CIDADECULTURADESTAQUE

Artista Plástica Carla Russo Risso receberá o Título de Cidadã Rio-Pardense

http://www.minhasaojose.com.br
A premiada artista plástica começou a pintar aos 11 anos, com o apoio dos pais, e aos 13 fez sua primeira tela, com as cores primárias

Texto e foto: Natália Tiezzi

A artista plástica Carla Russo Risso receberá o Título de Cidadã Rio-Pardense em Solenidade alusiva à Fundação de São José do Rio Pardo, na próxima terça-feira, dia 4 de abril, às 18h30, no Plenário da Câmara. A indicação à honraria foi de autoria da vereadora Thais Nogueira.

Carla Adriana Aparecida Russo Risso é viúva do saudoso Roque Risso, que durante anos foi servidor da Casa Legislativa Municipal. Nascida em Monte Santo de Minas (MG), ela está há 29 anos radicada Rio Pardo.

Com o apoio dos pais, ela começou a pintar aos 11 anos de idade na escola de Desenho, que cursou durante 5 anos. Aos 13 fez sua primeira tela, com as cores primárias.  Carla cresceu nas artes e foi se aperfeiçoando, tanto que hoje executa atividades no campo estético e decorativo, por meio de desenho a crayon, pintura a óleo sobre tela, pintura em porcelana, cerâmica e jateamento em vidro. Possui obra nestas técnicas em várias coleções particulares em Roma (Itália) e, dentre outras cidades brasileiras, em São Paulo, Belo Horizonte, Monte Santo de Minas e São José do Rio Pardo.

Carla frequentou o curso intensivo de Desenho e Pintura, Nível Profissional, na Itália, e ao término foi distinguida como a “Melhor Artista da Accademia” dos três períodos de que participou e a “Artista Del Mese Novembre”. Ela aprimora suas técnicas em seu ateliê em São José do Rio Pardo e em Monte Santo, no Ateliê João de Barros. Tem participado de mostras relevantes em muitas cidades brasileiras, quando, por sua arte, já foi agraciada com medalhas, menções honrosas e premiações especiais pelos trabalhos expostos, sendo no Salão Pictórico em 1996, na academia internacional de Belas Artes – Hercules Florence, patrocinado pelo consulado Árabe Sírio em São Paulo, na categoria Acadêmica, foi agraciada com a Medalha de Prata entre 50 expositores.

A artista plástica também participou de vários workshops com técnicas do mestre Dagoberto Vitor. Dentre as conquistas recentes, 2014 recebeu, da Ordem do Mérito das Artes Plásticas, medalhas no Grau de Cavaleiro Oficial e no grau de Comendadora, elevando a artista a ser uma das representantes do Brasil no Exterior, além de outros prêmios no Salão São Paulo de Artes Plásticas.

Várias obras de sua produção em porcelana, jato de areia em vidro e ovos de avestruz foram inseridas no acervo do Palácio dos Bandeirantes (sede do governo do Estado) e no Senado Federal, em Brasília, capital brasileira.

Em abril de 2015 teve suas obras expostas oficialmente na Câmara Municipal de São José do Rio Pardo (SP), em nível internacional, nas solenidades comemorativas dos 150 anos de Fundação do Município. Nessa exposição, apresentou quadros que pintou em 2014, em Florença.

Além do Título de Cidadania Rio-Pardense, Carla vai expor novamente na Câmara alguns de seus quadros premiados, além de obras inéditas. A exposição estará aberta ao público para visitação a partir de segunda-feira, dia 3 de abril.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br