CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃOSAÚDE

“As Mudanças Climáticas – Ação do homem, impactos à saúde e desafios da ciência” foram abordados em Mesa Redonda

http://www.minhasaojose.com.br

A noite de quarta-feira, 05, inaugurou mais um projeto da Câmara Municipal, a Sala Verde, que está sendo desenvolvido por meio da Escola do Legislativo em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Na ocasião, em que também foi lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorreu uma Mesa Redonda com o tema “Mudanças Climáticas – Ação do homem, impactos sobre a saúde e desafios da ciência”.

Os subtemas acerca do assunto foram abordados pelos professores Sofia Ratz e Fábio Moda Magnoni e pela enfermeira Juliana Flausino, sendo o Encontro promovido também em parceria entre a FEUC e Fundação Educacional.

Alunos de ambas instituições, inclusive dos cursos técnicos e superiores, além de estudantes do Ensino Médio da PEI E.E. “Dr Cândido Rodrigues” estiveram presentes em Plenário, bem como internautas que acompanharam as explanações pelos canais digitais da Câmara na Internet.

A abordagem do relevante assunto foi mais uma contribuição do Legislativo Municipal não apenas à Semana do Meio Ambiente, mas ao debate, discussão e ações que possam contribuir para as questões ambientais, como a Casa de Leis já está promovendo nos dois últimos anos com o Programa Câmara Sustentável.

Dentre suas abordagens, o professor Magnoni destacou o desenvolvimento sustentável, observando que para que ele ocorra é necessário muito além da conscientização, mas o equilíbrio entre os fatores ecológicos, econômicos e sociais.

“Espero ter sensibilizado a todos os presentes sobre a importância da biodiversidade e os impactos que a ação humana desenfreada vem causando sobre ela. Foi um momento de ricas trocas, de grande participação do público, e penso que fechamos o dia do Meio Ambiente com chave de ouro”, destacou o professor.

Da esquerda para a direita: professor Magnoni, professor Kocian, enfermeira Juliana e professora Sofia

Já a enfermeira Juliana abordou os principais agravos à saúde decorrentes das mudanças climáticas e desastres ambientais, entre eles o aumento de doenças transmissíveis, como dengue e cólera, e o agravamento de condições crônicas, como asma e doenças cardiovasculares.

Ela também falou sobre os traumas físicos causados por deslizamentos e inundações, além dos problemas psicológicos, como transtornos pós-traumáticos e depressão, resultantes dessas situações, bem como o comprometimento da infraestrutura de saúde, com danos a hospitais e interrupção de serviços essenciais, e os desafios de segurança alimentar e nutricional em populações vulneráveis.

“Enfatizo aqui a importância da preparação e resposta eficaz da área da saúde, além da necessidade de investimento em educação contínua e planejamento para enfrentar esses desafios”.

Por fim, a professor Sofia, entre outros assuntos, abordou as doses de ‘vacina’ na luta contra a desinformação não somente nas questões ambientais, mas em todas as áreas. A 1ª dose é o acesso ao conhecimento; a 2ª dose, a compreensão da relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, e a 3ª dose, Educação com caráter crítico.

“Essas três doses levaria a sociedade a pensar sobre mais um termo, que é a Justiça Climática, que busca reverter situações de vulnerabilidade nas populações ao defender mais investimento, responsabilidade e apoio de países que mais explora recursos do planeta”, observou.

Outros temas relacionados às mudanças climáticas como coleta seletiva, por exemplo, também foram abordados.

“Acredito que a Câmara Municipal vem desempenhando seu papel, juntamente com os Programas e os vereadores, que culminam nos debates e ações efetivas nas questões ambientais. Estamos vivenciando extremos climáticos, que se tornarão cada vez mais recorrentes se a sociedade não mudar sua postura. E tenho certeza que esta Casa de Leis estará aberta às discussões e propostas de políticas públicas que contribuam à preservação do Meio Ambiente”, concluiu o diretor geral da Escola do Legislativo, vereador professor Rafael Kocian.

Após as explanações, alunos, professores e público participaram com questionamentos, que enriqueceram ainda mais a Mesa Redonda.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar/Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br