AudioArth: Empreendedorismo e paixão pelo Som e Iluminação por Arthur Missura
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Dizem por aí que casamento perfeito não existe, mas, em se tratando de unir paixão, dedicação e empreendedorismo, ao menos no mundo dos negócios, essa união tem tudo para dar certo e, geralmente, dá. Exemplo disso é a empresa ÁudioArth e o empreendedor Arthur Canavezi Missura, o conhecido Tucano, que vem se destacando quando o assunto é som e iluminação para eventos, aqui em Rio Pardo e na região.
Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, ele destacou que está vivenciando um sonho, que começou muitos anos atrás, e que está se concretizando com muito trabalho e esforço faz dois anos. Prova disso são os inúmeros eventos que a empresa fez no ano de 2024, principalmente festas culturais, formaturas, além de comemorações particulares, tanto na cidade, quanto em municípios como Tambaú, São João da Boa Vista, Mococa, Caconde, Divinolândia, Aguaí, São Sebastião da Grama.
Embora tenha curso específico de alinhamento de sistemas de áudio, Tucano aprendeu a profissão de Técnico de Som observando outros profissionais com quem trabalhou e no cotidiano dos eventos.
Também apaixonado por música, como não havia de ser diferente, ele destacou que as primeiras vezes que teve contato com sonorização foi ainda na adolescência, em festinhas em ranchos, onde sempre se destacou como DJ.
O fato é que com muita competência, simpatia e talento, Tucano vem ganhando cada vez mais espaço com a AudioArth e convidamos vocês, amigos internautas, a conhecerem um pouco mais sobre esse ‘casamento’, que deu muito certo, na matéria abaixo.
Natália Tiezzi: Arthur (Tucano), como aconteceu essa aproximação entre você e a sonorização?
Arthur Missura: Minha paixão pela sonorização vem desde que eu era bem pequeno. Sempre que alguém me levava a algum evento de carnaval ou que tivesse banda tocando eu ficava focado em ver as aparelhagens de som e a iluminação do palco. Já apreciava a tecnologia e tinha curiosidade em entender como tudo aquilo funcionava. Mas quando via aquilo ser usado para um evento onde as pessoas se divertiam, a emoção era diferente.
Você também foi DJ? Sempre gostou de música?
Na verdade, na minha adolescência, acredito que esse meu interesse também pela música se acentuou. Quando fazíamos encontros de amigos em chácaras e ranchos eu sempre queria ser o Dj: utilizávamos qualquer aparelho de som residencial e eu ficava por conta de fazer o som, colocando as músicas.
E como surgiu essa oportunidade para ser técnico de som?
Tudo iniciou em 2005, quando comecei a trabalhar com o músico João Modesto. Ele sempre me levava com ele aos eventos para ajuda-lo com relação ao som e eu aproveitava para ir aprendendo sobre aparelhos profissionais. E foi nessa época que percebi que não queria ser mais o DJ, mas o Técnico de Som! Apesar de muita gente não saber a diferença, o Dj trabalha colocando músicas, já o TS trabalha na montagem, ligação e operações de todo o sistema de som.
Nesta trajetória, em quais empresas você trabalhou?
Trabalhei em 3 empresas de som, sendo 3 anos com o Lenoir Brusque, 3 anos no Purga Som e mais 10 anos na Play Lighting And Audio, do Jabá. Aprendi muito, mas também ensinei muito, e chegou um momento que também quis empreender e colocar em prática esse aprendizado.
Conte um pouco sobre a ideia de ter a própria empresa.
Ela surgiu no final da pandemia, após muito trabalho na última empresa que trabalhei, e notei que tinha algo além para oferecer do que apenas técnico de som, mas também poderia empreender. Foi então que decidi ter a minha própria empresa, a ÁudioArth Sonorização, sendo que o Arth foi para associar ao meu nome, Arthur!
Você também associou o trabalho de técnico ao de locação de equipamentos?
Sim, fiz essa ‘dobradinha’ entre 2007 e 2022, inclusive fornecendo equipamentos à Battaglia Orquestra, fazendo cerimônias de casamento por toda região. Porém, com o início das atividades da minha empresa não mais consegui atendê-los, embora tenha sido uma importante experiência.
Quais trabalhos foram os mais marcantes para sua empresa?
Nestes dois anos da empresa, parece pouco, mas tantas coisas aconteceram! O trabalho mais marcante foi o primeiro da Audioarth: um Baile dos anos 80, promovido pelo Ivair Breda, na sede da AAR, onde a atração foi a banda Queen Tribute Brasil. Aquele evento me marcou muito, pois pude ver meu trabalho consolidado em uma festa maravilhosa.
Qual é o diferencial do seu trabalho?
Acredito que o diferencial da Audioarth está principalmente na parte artística, pois o que mais prezo é pela vontade de toda equipe em entregar um ótimo trabalho, independente do equipamento que esteja em mãos. É tirar o melhor do equipamento e promover um som e uma iluminação de excelência. Trabalhamos com mesas de som, processadores e amplificadores digitais, iluminação toda em Led, muvings Heads e as estruturas, os chamados Box Truss – um investimento que valeu muito a pena, e sempre estamos em busca de aprimorar os equipamentos e oferecer o melhor a cada festa realizada.
Você tem alguma história especial sobre a empresa e que possa dividir com o site?
Uma história especial é que a Audioarth teve, principalmente no começo, e hoje ainda tem, entre seus parceiros, um muito especial: o Dj Júnior Pisani, da JP Produções, que mesmo podendo ser um concorrente nos ajudou das maneiras mais especiais para que minha empresa existisse. Acredito que foi uma forma muito bonita e inteligente da parte dele, porque hoje com a nossa parceria, as duas empresas ganham com isso!
Quais eventos a ÁudioArth está presente?
Ela está presente em todo tipo de evento: aniversários, casamentos, bodas, os realizados em praças, carnavais, teatros, dança, circo e tudo que precise de Som e Iluminação.
Para finalizar, quais as metas para este ano que está só começando?
A Audioarth ainda é um “bebê”, mas que me surpreendeu muito: nestes dois anos nunca imaginei que faríamos tantos eventos de destaque, que foram muito especiais para mim e para toda a equipe! A meta da empresa para este ano e para os que estão por vir é evoluir muito ainda, tanto em equipamentos, quanto na mão de obra de nossos colaboradores. Mas sei que estamos no caminho certo e que muitos eventos virão, com a marca AudioArth! E precisou de Som e Iluminação, chama a AudioArth (19) 99165-2761!
Nas fotos abaixo, outros trabalhos pela AudioArth, que vão desde festas particulares, a eventos públicos e grandes shows