CIDADEDESTAQUEPOLICIAIS

Aumento da criminalidade assusta rio-pardenses: idosos são principais vítimas

http://www.minhasaojose.com.br

Crimes como assaltos e roubos em residências, registrados nas últimas semanas, têm assustado os rio-pardenses. O aumento da criminalidade foi tema de explanação na sessão da Câmara Municipal, onde o vereador Paulo Sérgio Rodrigues destacou que somente na última semana, cinco residências haviam sido alvo deste tipo de crime, sendo os idosos as principais vítimas.

“Assim como ocorrido meses atrás na zona rural, agora esses crimes estão se tornando rotina na zona urbana e os idosos estão sendo as maiores vítimas de assaltos, roubos nas residências. De acordo com relatos, os criminosos agem de madrugada, assustam e coagem as vítimas, além de efetuaram propriamente os roubos”, informou o vereador.

Ele destacou que ainda não se sabe se esses crimes estão sendo praticados por pessoas que residem em São José ou pertencem a quadrilhas de fora. “O fato é que esses criminosos sabem exatamente onde vão agir e, ao que parece, têm informações privilegiadas sobre o perfil das vítimas”, observou.

O vereador Gabriel Navega, que possui uma empresa de segurança patrimonial, destacou a importância da comunidade em observar movimentações estranhas e informar as autoridades. “A informação precisa é grande aliada da Polícia e demais autoridades para ações efetivas contra esse tipo de crime. A população deve ficar atenta, e a qualquer hora do dia, sobre pessoas estranhas passando pelas calçadas, olhando residências, enfim, esse tipo de observação precisa ser feita pelos moradores e informado as autoridades”, afirmou.

O presidente da Casa, vereador professor Rafael Kocian reforçou a ideia de que a Câmara também pode auxiliar as autoridades nesta questão. “Inclusive já enviamos várias solicitações à Secretaria de Segurança Pública Estadual para que designe mais policiais civis e militares para São José, pois faz tempo que ambos efetivos estão defasados. Sem dúvida isso auxiliaria no combate à criminalidade, inclusive em patrulhamentos mais ostensivos e nas ações junto à população”.

Diante das abordagens em plenário, o vereador Pedro Giantomassi, que é o representante do governo na Câmara, sugeriu uma reunião com o comandante da Polícia Militar para saber mais detalhes dessas ocorrências. “Porém é fundamental que as vítimas desses crimes efetuem Boletins de Ocorrência, pois isso auxilia não apenas a Polícia na elucidação dos fatos, como serve de parâmetro para que possamos solicitar mais efetivo civil e militar, viaturas, etc. De imediato podemos solicitar, em conjunto entre Executivo e Legislativo, uma reunião com o comandante da PM e realmente destacar que a população está assustada com esse aumento na criminalidade, as ações de combate que estão sendo realizadas e como também podemos auxiliar as autoridades policiais”, finalizou o vereador.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br