CIDADEDESTAQUESAÚDE

Benefícios da Atividade Física: ESF Jardim São José promoveu palestra e ação sobre o tema

http://www.minhasaojose.com.br
Palestra e atividade foi ministrada pela fisioterapeuta Melina Gaino

Texto: Natália Tiezzi. Fotos: ESF Jardim São José

A Estratégia Saúde da Família – ESF Jardim São José, por meio do Grupo da Dança Circular, promoveu terça-feira, dia 25, palestra e ação sobre a importância da Atividade Física, inclusive à Terceira Idade.

Sob a coordenação da enfermeira Cláudia Lima e da agente comunitária de Saúde, Fernanda Manetta Franques, responsável pela Dança Circular, as participantes do Grupo ficaram atentas às orientações da fisioterapeuta Melina Gaino, que foi convidada a ministrar a palestra.

“Temos vários estudos que sustentam que a saúde e qualidade de vida humana podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular da atividade física, possibilitando uma maior produtividade e melhor bem estar. Lembrando que atividade física é todo movimento produzido pelo corpo que resulte em gasto energético maior que o repouso. Na prática, é tudo que realizamos no cotidiano, desde limpar a casa até passear com o cachorro, andar, correr, subir escadas, etc”, informou Melina.

Ela também explicou o que é o exercício físico que, em síntese, é uma atividade bem estruturada, com sequência de movimentos do corpo, executados com objetivo específico, como natação, futebol, caminhadas diárias, etc. “A prática de exercícios físicos requer um pouco mais de atenção e planejamento comparada à prática de atividades físicas. Porém, ambos promovem benefícios à Saúde física e mental”.

Participantes do Grupo da Dança Circular também praticaram atividades físicas após a palestra, sob a orientação da fisioterapeuta

Entre estes benefícios, a fisioterapeuta destacou o combate ao excesso de peso, a diminuição de dores crônicas, melhora na saúde do coração, combate ao stress, ansiedade, depressão e melhora na autoestima e no convívio social, além de diminuir o risco de algumas doenças, controlar a Pressão Arterial e os níveis de colesterol.

“Recomendamos a atividade física, os exercícios em qualquer idade, principalmente começando lá na infância, sempre com orientação de profissionais, para que quando a pessoa chegar à velhice possa desfruta-la com mais saúde, disposição, inclusive saúde mental, fortalecendo o sistema imunológico, sendo uma prevenção às dores crônicas, por exemplo”, observou.

Durante a palestra, Melina recomendou e orientou as participantes do Grupo quanto à prática de atividades físicas, destacando pratiá-la, no mínimo, 30 minutos por dia, em cinco dias, com intensidade moderada; buscar uma atividade que dê prazer; evitar a prática de exercícios sob sol forte e beber água durante a prática; não fazer exercícios em jejum e usar calçados adequados.

“Antes de iniciar qualquer programa de atividade física, consulte um médico para saber quais as atividades que podem ser realizadas e, após, procure um profissional de educação física para orientar os treinos. Atividade física é qualidade de vida, sempre!”, concluiu.

Ao final da palestra, a fisioterapeuta realizou uma atividade física junto às participantes do Grupo da Dança Circular, reforçando as explanações.

O www.minhasaojose.com.br também abre espaço para que demais ESFs enviem fotos e informações sobre programas, projetos e ações que estejam promovendo e quem melhorem a qualidade de vida dos rio-pardenses. Contatos pelo WhatsApp 99426-1298 ou pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br