Câmara: Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nesta semana
A manutenção urbana foi um dos temas mais recorrentes nas proposituras, sendo requerimentos e indicações, assinadas pelos vereadores, e que foram destacadas na 3ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira, 21, na Câmara Municipal.
O vereador professor Rafael Kocian, em duas indicações ao Executivo Municipal, sugeriu, em uma delas, a reconstrução do muro de arrimo em talude existente entre a rua João Estevão e a Avenida Perimetral, no bairro João de Souza. A erosão do talude já causou queda de calçada, bem como risco de queda de asfalto. Na outra propositura, no mesmo local, ele sugeriu a reconstrução de rampa ou passagem de acesso, que visa atender demandas dos moradores e transeuntes.
Já o vereador Antônio José Quessada Neto, em indicação à Prefeitura, sugeriu a realização de serviços de tapa-buracos na rua Salgado Filho, no bairro Jardim Aeroporto, que fica ao lado do campo de futebol, pois moradores e condutores estão reclamando da quantidade significativa de buracos na via.
A limpeza do Córrego São José, que margeia a Avenida Antônio Pereira Dias, foi tema de indicação do vereador Adriano Junior ao Executivo. Ele justificou a sugestão visando atender questionamentos que a Casa de Leis recebeu sobre a manutenção no local.
O vereador Alexandre Tosini sugeriu à Prefeitura a construção de uma área de entretenimento para as crianças e jovens do bairro Dionísio Guedes Barreto, que contribuiria ao lazer naquela região, já que, segundo o edil, uma área, que seria uma quadra de esportes, foi concretada, porém os serviços não continuaram à conclusão, sendo que o local está abandonado.
Em demais assuntos abordados nas proposituras, a FEUC, novamente, foi tema de questionamentos ao Executivo Municipal. O vereador Sidnei Morgan, em três requerimentos, solicitou à autarquia municipal informações sobre os motivos para a não atualização do portal ‘transparência’ e previsão de quando será atualizado, bem como acerca de dedetização no prédio que abriga a faculdade, já que há relatos de infestação de baratas. Ele também questionou sobre a empresa responsável pela propaganda da instituição e os resultados alcançados na campanha à divulgação do vestibular em relação ao número de matrículas.
A acessibilidade voltou a ser tema de indicação, desta vez de autoria do vereador Dante Lemes, à Rede Drogal. Ele sugeriu a criação de uma vaga para deficientes em ambas farmácias da rede no município, seguindo as normas da NBR 9050, já que os dois estabelecimentos não dispõem deste acesso aos portadores de necessidades especiais.
Por fim, o vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto, em requerimento ao DER/SP – Departamento de Estradas e Rodagem, solicitou informações quanto a providências que têm sido tomadas em relação à Rodovia SP-207, que liga o centro da cidade a diversos bairros, já que, infelizmente, mais um acidente com vítima fatal foi registrado.
Na propositura, o vereador observou que recentemente foram implantadas lombadas no trecho apenas no sentido bairro/centro, sendo necessárias informações sobre providências no sentido centro/bairro, inclusive se há previsão de instalação de redutores eletrônicos e radar de velocidade no trecho citado.
O presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian, se dispôs novamente a acionar o Ministério Público para providências acerca de segurança no trecho, já que a Casa de Leis havia acionado o MP em 2023, também por conta de outro acidente, com vítima, mas houve arquivamento, uma vez que o DER se manifestou, como parte envolvida, alegando que medidas mínimas haviam sido adotadas, entre elas redução da velocidade máxima de 80 para 60 KM/h e implantou linhas de estímulo de redução, acrescentando que radares também seriam implantados e que estariam em processo de licitação.
Entretanto, como os radares ainda não foram implantados, e, ao que parece, essas medidas mínimas adotadas não estão surtindo efeitos para reduzir a velocidade no trecho, com acidentes frequentes, inclusive com vítima fatal, o vereador Kocian sugeriu acionar novamente o MP, tendo o apoio dos demais colegas edis.
EXPEDIENTE LIVRE
Após a Ordem do Dia, alguns vereadores tomaram a palavra durante o Expediente Livre e destacaram assuntos como as ambulâncias do SAMU, a falta de água em diversos bairros, bem como o reajuste salarial dos servidores públicos municipais e a instalação de uma nova indústria em Rio Pardo, a Fractalis.
O conteúdo completo da Sessão pode ser acessado pelos links https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/1128261798523691
ou https://www.youtube.com/watch?v=rEpmyvHfc8M
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar/Câmara Municipal