Capacitações marcam a semana nas Pastas de Assistência Social e de Educação
Capacitar o funcionário público, bem como oferecer conhecimento gratuito também à população são objetivos que a atual gestão está colocando em prática, a exemplo desta semana, onde as Secretarias de Assistência e Inclusão Social e Educação promoveram capacitações direcionadas às mulheres do CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, e às merendeiras que atuam nas escolas estaduais e municipais, respectivamente.
A SAIS, em parceria com o SEBRAE está promovendo os encontros de capacitação em gestão, marketing e finanças, que serão ministrados ao longo das próximas semanas. A iniciativa visa orientar, capacitar e preparar as mulheres ao mercado de trabalho, expandirem seus próprios negócios, incentivando também o empreendedorismo feminino, promovendo mudanças sociais positivas como a geração de renda, por exemplo.
O primeiro encontro aconteceu na quarta-feira (19), no CRAS Cassucci, onde a equipe do Sebrae articulou práticas de autoconhecimento, confiança e inteligência emocional, a fim de fortalecer as habilidades empreendedoras das participantes. Além delas, capacitação contou com a presença das vereadoras Lúcia Libânio e Thaís Nogueira, cujos mandatos apoiam o fortalecimento feminino também por meio do aprendizado, da capacitação.
Já pela Educação, 90 profissionais da Merenda Escolar passaram por capacitações que objetivaram aprimorar o trabalho das merendeiras, responsáveis por fornecer refeições diárias aos estudantes, garantindo a qualidade e a segurança alimentar nas instituições educacionais.
Durante três dias de formação, as merendeiras receberam orientações e treinamentos ministrados pelas nutricionistas Victória Escudero e Thainá Santos, em conjunto com os gestores das escolas. Entre os tópicos abordados a “Alimentação Saudável, “Técnica de Preparo dos Alimentos” e “Boas Práticas de Higiene”, essenciais ao bem estar e desenvolvimento dos alunos que fazem parte de suas refeições nas escolas.
O prefeito Marcio Zanetti e a secretária municipal de Educação Mariana Panizza Locatelli estiveram presentes à capacitação, destacando às merendeiras a importância do aprimoramento constante das técnicas alimentares.
Outro momento importante para as merendeiras foi a entrega dos Kits de uniformes profissionais, compostos por 3 camisetas, 2 calças, 2 aventais e 1 par de sapatos. Essa medida visa garantir a identificação e padronização das merendeiras nas unidades escolares, proporcionando um ambiente de trabalho mais adequado e seguro.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Texto final: Natália Tiezzi