Colégio Unigrau comemora 23 anos com cerca de 1.000 alunos e mais de 100 colaboradores
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Colégio Unigrau
As expressivas marcas contidas no título desta matéria retratam um pouco da história do tradicional Colégio Unigrau Rio Pardo, que neste mês de outubro completou 23 anos de atividades. Para comemorar a importante data, na noite de quarta-feira, 18, uma Missa em Ação de Graças foi promovida na Igreja Nossa Senhora Rainha – Capela Santa Rita, na Vila Pereira, bairro onde também está localizada a escola.
Em seu pronunciamento antes da celebração religiosa, a professora e coordenadora/diretora do Colégio, Maria Olívia Roxo Nobre do Amaral Mesquita fez uma verdadeira viagem no tempo, destacando pessoas especiais e momentos importantes que fizeram parte da história do Unigrau.
“Nessa trajetória, muitas pessoas de nossa sociedade fizeram história e ficaram gravadas na nossa memória. Dona Terezinha Artuso, que foi a primeira diretora a partilhar com Paulo Del Ciampo o sonho, e a realizar, junto de sua equipe, as ações educativas e inovadoras daquele início de 2001 e com ela, quando cheguei em 2005, aprendi muito. O meu eterno agradecimento a ela e a todos os profissionais que aqui passaram”, destacou.
Marolinha, como é popularmente conhecida no meio escolar, observou a chegada da Comunidade Deus Proverá ao colégio. “Essa importante parceria, que ocorreu em 2018, é também motivo de celebração, principalmente pelo reforço que logramos obter juntos na preocupação com formação humana e integral dos nossos queridos alunos”.
Ela ressaltou, ainda, os compromissos do Colégio ao longo destas mais de duas décadas, sempre em prol de uma educação de qualidade, acolhedora e parceira entre a escola e a família. “A cada ano, renovamos o nosso compromisso com uma educação de qualidade, de valores que prezam pela excelência integral, humanizada e cristã de nossos alunos. Nesta caminhada conjunta, aprendemos a pegar no colo nossas crianças, transformando-as em jovens participativos e compromissados, prontos para buscar também seus próprios sonhos”.
Durante o emocionado discurso, Marolinha falou sobre os desafios que a globalização trouxe e traz e a forma como o Unigrau se transformou para atender a uma nova geração de alunos, de professores, de pais e de famílias, mas sem deixar as experiências positivas do passado de lado.
A globalização estende suas garras e transforma o mundo. O mercado transforma-se na mais poderosa instituição e as relações interpessoais tornam-se quase anônimas devido à informatização do cotidiano. O desafio de abraçar o presente sem trair compromissos do passado sempre direcionou o trabalho pedagógico, espiritual e psicológico de nossa equipe, atualmente formada por mais de 100 colaboradores. Atento a seu tempo, o Colégio Unigrau soube incorporar os benefícios da modernidade e desenvolver consciência crítica, buscando o resgate da individualidade, a convivência com a diferença e com a multiplicidade de visões de mundo”.
Não é à toa que quase 1.000 alunos fazem parte do Unigrau, juntamente com as centenas de famílias que confiam no Colégio como complemento à Educação destas crianças e jovens.
“Na comemoração de seus 23 anos, o Colégio se orgulha de receber o carinho e a visita de alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, funcionários e ex-funcionários, pais e mães que deixaram seus nomes gravados nesta honrada história. Que esta cerimônia seja uma homenagem e um agradecimento ao passado, um estímulo para o presente e uma promessa para o futuro, sendo, ainda, a oportunidade de celebrar um sonho: O sonho que aprendemos a tecer juntos e que, se depender de nós, continuará vivo para sempre. Que continuemos em nossa trajetória de educar por mais muitos e muitos anos!”, concluiu Marolinha.
Após o pronunciamento, a Missa em Ação de Graças foi celebrada pelo diretor da Escola, pare Rogério cdp, com a presença do Irmão Rodrigo Dias, fundador da Deus Proverá, professores, alunos e familiares.