CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

“Concurso Acessibilidade”: Alunos de escolas municipais foram homenageados e premiados

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

Na tarde de terça-feira, dia 4, dezenas de alunos de escolas municipais foram homenageados na Câmara devido à participação e premiação no Concurso de Desenho e Redação em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado em 21 de setembro.

O concurso, que teve como tema “A importância da acessibilidade no dia-a-dia de um deficiente” foi encabeçado pelo vereador suplente Dante Lemes, que apresentou o projeto à Secretaria Municipal de Educação, que abraçou a ideia e desenvolveu junto às escolas municipais, envolvendo coordenadores, professores e alunos do Ensino Fundamental I.

Centenas de alunos e alunas participaram do concurso por meio de lindos desenhos e reflexivas redações, sendo que 12 desenhos e 12 redações, dois por escola participante, foram selecionados.

Os autores mirins, junto a seus pais e professores, receberam as Moções de Congratulações, de autoria de Dante Lemes, e assinadas também por demais vereadores, que apoiaram a iniciativa do vereador suplente.

A redação de maior destaque e premiada foi redigida pela aluna Laura Caetano Martins, da EMEB “Profª Zélia Maria Zanetti”, que segue abaixo.

“Todos os dias nos deparamos com escadas, pisos e elevadores inadequados aos deficientes, além de portas estreitas, principalmente em construções antigas e apertadas vagas nos estacionamentos. As pessoas com deficiência têm direitos assegurados por lei, mas isso passa despercebido para grande parte da sociedade.  Situações constrangedoras se somam o tempo todo. Algumas pessoas ou desconhecem o direito daquele que necessita ou simplesmente não se importam. Precisamos pensar em inclusão no sentido de quebrar, vencer e superar preconceitos. É algo que requer um trabalho diário de educação, sensibilidade e conscientização. Olhe para a pessoa e não para a deficiência. Vamos incluir e não separar”.

Nos registros acima, o vereador suplente Dante Lemes no momento da entrega das Moções aos alunos

Além das Moções, a Secretaria Municipal de Educação também entregou um mimo aos 24 alunos que tiveram seus desenhos e redações premiados no concurso.

Todos os desenhos dos alunos participantes estão expostos no Salão Nobre “Vereador Euclydes Bastos”, na Câmara Municipal, cuja exposição pode ser visitada nesta quinta-feira, 6, até 18h00 e amanhã, sexta-feira, dia 7, das 7h00 às 17h00.

“Incluir é isso. É promover oportunidade, ampliar horizontes, integrar. Meus parabéns, em nome da Secretaria Municipal de Educação, ao vereador suplente Dante Lemes pela iniciativa, que mostrou a sensibilidade dos alunos a um tema tão necessário de ser discutido e colocado em prática: a acessibilidade. Parabéns às escolas, professores, coordenadores e, claro, aos nossos alunos por todos os desenhos e redações, que nos tocaram pelo olhar cidadão, humanizado e solidário aos deficientes”, destacou o secretário municipal de Educação, Luis Carlos Caruso.

Dante Lemes também observou a sensibilidade das crianças nos desenhos e redações apresentados, e agradeceu a todos pelo apoio e participação no Concurso. “São pequenos gestos, como esse das crianças, que também encorajam o deficiente a lutar todos os dias, principalmente por seus direitos. A criança tem um olhar puro e livre de preconceitos, exemplo para todos nós”, concluiu.

A seguir, os nomes das escolas participantes e os alunos premiados de cada unidade.

EMEB “Profª Zélia Maria Zanetti”: alunas Maria de Fátima Dutra Cândido e Laura Caetano Martins

EMEB Estação Fazenda Venerando: alunas Maria Eduarda Chioato Bizzi e Isabela Mariano Abelini

EMEB Sítio Novo: alunos Davi Martins Staroscky e João Otávio Gomes Ribeiro 

EMEB São Judas Tadeu: alunos Frederico Del Pintor Cremasco e Sarah de Souza Martins

EMEB Pequeno Samuel: alunos Maria Laura Gonçalves Machado e Benjamin Israel Jacinto

APAE: alunos Rodrigo Donizete Ambrózio e Tiago Aparecido Elias

EMEB “Profª Ada Parisi”: alunos Davi Henrique Madrini Batista e Ana Lívia Gutierres de Paula

Escola Cáritas: alunos Maria Eduarda Alves Cesário e Gustavo Rodrigues Inácio

EMEB Nossa Senhora do Loreto: alunos Isaac Zamai Ribeiro Durante e Maria Fernanda Barboza Thomé

EMEB “Profª. Stella Maris Barbosa Catalano”: alunos Emanuel de Almeida Motta e Júlia Silvia de Souza Elias

EMEB Fazenda Água Fria: alunos Beatriz Carvalho da Silva e Ronny Miguel Almir Silva Santos

EMEB Vinício Spessotto”: alunos Beatriz Olímpio Trinca e Eduardo de Souza Messias.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br