Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nessa semana na Câmara
Na Sessão Ordinária da Câmara, realizada na tarde de terça-feira, dia 20, o Cemitério Municipal voltou a ser assunto de requerimento à Prefeitura.
A propositura, de autoria do vereador professor Rafael Kocian, solicitou informações sobre a limpeza e manutenção no espaço, um pedido recorrente da população rio-pardense e pessoas de fora da cidade que visitam o Cemitério. Ele questionou, ainda, se a COMDERP passará a gerenciar o local e a partir de que data isso deve ocorrer.
Já o vereador Gabriel Navega solicitou ao Executivo Municipal informações sobre os motivos para a não permissão da operação delegada, que é realizada pelos bombeiros, destacando que, caso não haja impedimentos, quais as condições para que os mesmos possam praticar tal atividade.
A pedido de uma moradora do bairro Buenos Aires, o vereador Henrique Torres solicitou informações à Prefeitura sobre o motivo da não realização de serviços na Avenida Bendito dos Reis Scigliani, nº 1.254, no tocante à construção de calçada e muro de arrimo na residência da mesma. “Segundo consta, a Prefeitura fez o serviço em todas as casas da rua, com exceção dessa residência citada. A moradora destacou que já fez inúmeros questionamentos, mas até o momento não obteve resposta. O terreno está cedendo devido à falta do serviço, o que sugere providências urgentes”, disse o vereador.
Moradores do Condomínio João Minussi procuraram o vereador Eduardo Ramos para que a Prefeitura promova melhorias nas ruas, cujo tráfego é intenso e está sendo prejudicado pela falta de manutenção. Em propositura, ele sugeriu ao setor competente que promova a passagem de máquina motoniveladora para amenizar o problema.
O vereador suplente Dante Lemes solicitou à Prefeitura informações relativas à instalação de lombadas na rua Reinaldo Ferreira, no bairro Carlos Cassucci. Ele informou que, segundo relatos de moradores, abusos de velocidade ocorrem constantemente na referida rua, o que já ocasionou diversos acidentes.
Sugestão de melhoria no trânsito também foi assinada pelo vereador suplente André Luis Schiavon, cuja propositura, direcionada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, pediu estudos para instalação de lombada ou redutor de velocidade na rua Pedro Curi. “Moradores se queixam da alta velocidade com que os veículos circulam, podendo ocasionar acidentes e colocar em risco a vida de munícipes e moradores do local”, justificou.
Ainda sobre melhorias no trânsito, o vereador Moraci Bállico solicitou à Pasta competente informações sobre a possibilidade de pintura de faixas contínuas entre a Ponte Euclides da Cunha e o início da Avenida Waldemar Poggio. “As faixas neste trecho estão com pintura desgastada e apagada, e muitas motocicletas não respeitam o fluxo de veículos, aumentando o risco de acidentes no local”, informou o vereador.
A merenda escolar também voltou a ser tema de proposituras nesta semana. A vereadora Lúcia Libânio solicitou à Secretaria Municipal de Educação cópia de convênios firmados com o Estado referentes à merenda escolar do ano de 2022 e, caso já tenha ocorrido renovação para o próximo ano, também encaminhamento do referido documento.
Por fim, o vereador Paulo Sérgio Rodrigues, em uma de suas proposituras, solicitou ao Executivo informações sobre o Boletim Informativo da Covid-19 no município. O tema já havia sido abordado pelo vereador em outras ocasiões nas Sessões, mas, segundo ele, não obteve respostas.
“Gostaria de saber os motivos pelos quais a Prefeitura não divulga mais o Boletim Diário e quando os dados atualizados serão disponibilizados, já que há meses não temos essa informação, e também se a divulgação semanal voltará a ocorrer, uma vez que são informações relevantes para acompanharmos a real situação da doença na cidade”, concluiu.
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.