Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nessa semana na Câmara
Durante a 38ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira, dia 1º de novembro, os vereadores destacaram alguns assuntos que foram temas de proposituras e também explanações no Expediente Livre.
De volta às funções na vereança após alguns meses, o vereador Pedro Giantomassi fez algumas solicitações à Prefeitura, entre elas sobre a atualização do status do Programa Mais Asfalto, o andamento das obras e melhorias nos prédios públicos do setor da Saúde. Ele também indagou sobre o cronograma de manutenção das estradas rurais e o programa ao fornecimento de uniformes à rede municipal de ensino. “As proposituras são para diversas secretarias municipais e ao Executivo para que eu possa me inteirar e também esta Casa sobre esses relevantes assuntos, alguns, inclusive, a pedido da população”, justificou.
A questão do acúmulo de lixo em vias públicas voltou a ser tema de requerimento do vereador Henrique Torres à Prefeitura. “Quais motivos levam a esses montes de lixo encontrados por toda a cidade? Eles são acumulados pelos coletores, por comerciantes ou pelos munícipes? Estão ocorrendo fiscalizações sobre esses montes de lixo? E a lei aprovada em 2021, que regulamenta o descarte de lixo está sendo executada? Em caso negativo, quais os motivos para o não cumprimento da mesma?”, indagou.
Já o vereador Paulo Sérgio Rodrigues sugeriu ao Executivo Municipal a adequação de horário para o transporte municipal de Saúde. “A Prefeitura poderia estudar a adequação de horários, principalmente no itinerário que atende a pacientes para a cidade de Ribeirão Preto, com a criação de horários alternativos, ampliação dos mesmos, com o objetivo de minimizar sofrimentos e transtornos a pacientes idosos, que se queixam das constantes dificuldades enfrentadas com esse transporte”, observou.
A melhoria dos banheiros localizados na Rodoviária foi tema de indicação do vereador Eduardo Ramos à Prefeitura. “Essas melhorias poderiam ser realizadas principalmente nos sanitários masculinos, pois usuários e pessoas que transitam pelo local se queixam da falta de privacidade, já que é possível ter a vista interna do banheiro por quem passa pelo lado de fora do espaço. Sugerimos a instalação de estrutura que inviabilize essa situação”, justificou.
O concurso público à nomeação de guardas municipais novamente foi tema de requerimento, dessa vez de autoria do vereador professor Rafael Kocian, ao Executivo. “Há previsão de data para nomear os guardas municipais que foram aprovados? Haverá contratação de curso de capacitação?”, indagou, questionando, também, se há possibilidade de reativação e utilização do posto localizado na praça do Epidauro como permanente de guarda.
Por fim, o vereador Antônio José Quessada Neto solicitou à Polícia Rodoviária Estadual informações relativas ao número de acidentes ocorridos no trevo que liga São José do Rio Pardo a Tapiratiba, de janeiro deste ano até outubro. O trecho, inclusive, já foi tema de outros requerimentos na Câmara em virtude dos acidentes. “Nossa solicitação servirá de base para a elaboração de proposituras futuras, com pedidos mais efetivos de medidas à contenção e prevenção destes acidentes”, finalizou o vereador.
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.