Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nesta semana na Câmara
Após o recesso parlamentar, os vereadores retornaram aos trabalhos na Câmara Municipal terça-feira, dia 1º de agosto, durante a 23ª Sessão Ordinária. Entre os assuntos abordados em Plenário, que foram temas de proposituras, a vereadora Lúcia Libânio solicitou ao governo estadual informações sobre abertura de concurso público para preenchimento de vagas no cargo de Diretor Escolar.
No requerimento, a vereadora observou que, de acordo com documento enviado pela UDEMO – Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo, apenas 56% dos cargos estão preenchidos, restando 44% de cargos vagos, e que o último concurso público para Diretor Escolar ocorreu em 2017, tendo já expirado seu prazo de validade.
Já o vereador professor Rafael Kocian, assim como boa parte da população que passa pelo local, está preocupado com o deslocamento e queda de pedaços de rocha na Rodovia Eduardo Vicente Nasser. Dias atrás ocorreu mais uma queda, nas proximidades do “corte de pedra” e da empresa Arroz Matheus. “O espaço foi sinalizado, mas se a pedra tivesse rolado para a pista ou alguém estivesse passando ali naquele momento poderia ter ocorrido uma tragédia. Por isso a solicitação à Renovias, à ARTESP, e à Secretaria de Estado dos Transportes informações sobre providências a serem tomadas”, justificou.
O vereador Fernando Gomes sugeriu ao Executivo Municipal a instalação de lombadas e sinalização mais adequada de trânsito na estrada do bairro Paula Lima. “Desde que foi realizado o asfalto ecológico os condutores de carros e motos têm trafegado com excesso de velocidade, inclusive dois acidentes já foram registrados no trecho”, destacou.
Em indicação à Fundação Educacional, o vereador Gabriel Navega sugeriu a substituição de pisos, tacos e carteiras, já que possuem muitos anos de utilização, para proporcionar um ambiente mais acolhedor, além de mais conforto aos alunos, professores e equipes de trabalho.
O vereador Eduardo Ramos sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde o atendimento 24 horas na UBS – Unidade Básica de Saúde, que está sendo construída no bairro Carlos Cassucci. “Trata-se de uma reivindicação dos moradores da localidade e que abrange outros bairros limítrofes muito populosos, que realmente necessitam desse horário diferenciado na Saúde Pública”, observou.
O novo Polo Industrial foi tema de requerimento do vereador Henrique Torres à Prefeitura. Ele solicitou informações sobre qual a previsão da gestão para licitar estudo e conclusão sobre a viabilidade, proprietários da área e qual o papel do Instituto Cidades Inteligentes nesse processo.
A proliferação de escorpiões também voltou à tona, dessa vez por meio de indicação do vereador Paulo Sérgio Rodrigues, que sugeriu ao Executivo Municipal a realização de campanha para combater o animal peçonhento. “Moradores de vários pontos da cidade já encontraram escorpiões nas residências, terrenos, entre outras áreas, como o Cemitério Municipal, inclusive com o triste acontecimento da morte de uma criança. Acreditamos que a realização de campanha de conscientização da população, promoção da limpeza de terrenos, retirada de lixo e entulhos, em conjunto com o poder público, poderá contribuir na diminuição dos casos que temos acompanhado”, disse.
O vereador Antônio José Quessada Neto sugeriu a colocação de bebedouro de água no ponto de ônibus circular próximo à igreja Matriz, atendendo a pedido dos usuários do transporte público.
Informações sobre os horários de ônibus circulares nos finais de semana foi tema de requerimento do vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto à empresa TUGA. “Indago, ainda, se houve uma redução da frota após a pandemia, elucidando, assim, questionamentos recebidos sobre esse assunto”, observou.
Por fim, o vereador Pedro Giantomassi solicitou à Prefeitura informações relativas às atividades da Área de Lazer nos finais de semana de 2023, detalhando em que período os eventos foram realizados, plano de organização da feira que ocorre aos domingos no local, se a mesma tem ocorrido, e quais são as manutenções preventivas e os investimentos em melhorias de infraestrutura no espaço ao longo deste ano.
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal