CIDADEDESTAQUEPOLICIAIS

Confira os assuntos abordados pelos veradores nessa semana na Câmara

http://www.minhasaojose.com.br

A 30ª sessão ordinária da Câmara, promovida terça-feira, dia 10, foi pautada por muitas indicações e requerimentos à área da Saúde, Manutenção e Inclusão Social. O vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto trouxe uma boa notícia com relação às cirurgias urológicas, que possui grande demanda na cidade. 

“Por meio de emenda impositiva no valor de pouco mais de R$ 83.000,00 e contrapartida da Prefeitura, já iniciamos o processo para a realização das cirurgias urológicas de alta complexidade, que serão efetuadas por meio de convênio com hospital localizado em Espírito Santo do Pinhal. Mais de 10 pacientes serão beneficiados, conforme previsão. É uma grande vitória frente à demanda por essas cirurgias e por meio de auxílio de uma emenda impositiva. Por isso é tão importante sabermos onde e como serão aplicados esses recursos”, destacou Rubinho. 

Neste ínterim, o vereador também fez dois requerimentos, sendo um direcionado ao Departamento de Esportes e Cultura (DEC) e outro ao Executivo, para saber sobre o cumprimento de emendas impositivas efetuadas em 2020 para o exercício de 2021. 

ATENDIMENTO PRESENCIAL NA RECEITA FEDERAL 

A vereadora Lúcia Libânio solicitou informações à Receita Federal sobre a possibilidade de retorno do atendimento presencial na unidade. “Os cidadãos rio-pardenses têm encontrado grandes dificuldades para adentrar o prédio da Receita Federal para solução das demandas existentes, principalmente gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais. Diante do avanço no Programa Nacional de Imunização e das recentes flexibilizações propostas no Plano São Paulo, acreditamos ser possível à Receita Federal rever suas estratégias de atendimento, permitindo o atendimento presencial aos cidadãos, com respeito às normas de saúde recomendadas pelos órgãos competentes, como outros setores do governo já vêm praticando atualmente”, justificou a vereadora. 

EPIs AOS SERVIDORES DO CEMITÉRIO 

O vereador Antônio José Quessada Neto (Toco) solicitou informações ao Executivo sobre o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores do Cemitério Municipal. “Além dos profissionais de Saúde, os coveiros também ficam expostos aos riscos de contágio da Covid-19 e os EPIs são essenciais, não apenas neste momento de pandemia, mas em qualquer tempo. Os itens básicos são calça, blusa, avental, máscara, protetor facial, botas e luvas”, justificou o vereador. 

Quanto aos questionamentos, Toco quer saber se existe data prevista para entrega dos EPIs a esses servidores, quais equipamentos serão disponibilizados, bem como, em caso negativo, os motivos para a não aquisição dos EPIs e distribuição. 

APARELHO DE ULTRASSOM À SAÚDE DA MULHER 

O vereador Pedro Giantomassi sugeriu ao Executivo a aquisição de um aparelho para realização de exames de ultrassonografia na Saúde da Mulher. “Inclusive já falei com o secretário Paulo Boldrin, que se mostrou solícito à indicação. Esse aparelho melhoraria os atendimentos e atenderia muito melhor às demandas naquele espaço, que são grandes”, justificou o vereador. 

Entre outros requerimentos, Pedro também solicitou à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informações sobre o projeto de implantação dos Ecopontos municipais. “Os questionamentos foram com relação aos locais escolhidos para implantação, os projetos e layout desses Ecopontos, qual a programação da pasta para implanta-los e quais as dificuldades que impedem a implantação dos mesmos atualmente”, explicou. 

BANHEIROS PÚBLICOS FECHADOS  

O horário de abertura dos banheiros públicos localizados na parte de trás da Igreja Matriz foi tema de requerimento e indicação do vereador Gabriel Navega ao Executivo. “Questionei os motivos pelos quais os banheiros só funcionam em horário comercial, ou seja, das 8h00 às 18h00, e também não funcionam aos finais de semana”, justificou. 

Um dos motivos já alegados pela Prefeitura ao fechamento dos banheiros, principalmente à noite, é a ação de vândalos no local. “Indiquei ao Executivo dispor de vigilância nos banheiros, que poderia ser feita pela GMC, justamente para evitar tais atos de vandalismo, proporcionando maior segurança aos usuários, principalmente nestes dias e horários em que se encontram fechados”, destacou. 

QUADRA NA ESCOLA DA FAZENDA SANTA LÚCIA 

O vereador Eduardo Ramos indicou ao Executivo a construção de uma quadra poliesportiva nas dependências da escola localizada na Fazenda Santa Lúcia. “O pedido visa atender a demanda dos moradores que têm filhos na escola, que precisam de um espaço para as aulas de Educação Física e recreação”, justificou. 

REVITALIZAÇÃO NO ESPAÇO DO ESTÁDIO PALMYRO PETROCELLI 

O vereador Henrique Torres sugeriu ao Executivo transformar o espaço onde está localizado o Estádio Palmyro Petrocelli em um parque. “Este espaço é frequentado por várias famílias e praticantes de atividades físicas. Ali existe também um campo de futebol que não está sendo utilizado e que poderia ser melhor aproveitado se fosse adaptado um parque com mais arborismo e paisagismo. O espaço é fechado por muro na principal avenida do bairro Jardim Aeroporto e, caso fosse aberto, automaticamente se transformaria em um parque com as devidas adaptações”, observou. 

Henrique justificou ainda que, “tendo em vista o superávit anunciado pela Prefeitura no 1º quadrimestre, acredito que existam recursos para a criação deste espaço à população, que carece de um parque deste porte na cidade” 

VACINA À ZONA RURAL, VAGAS NO CANIL E SAÚDE ÀS PESSOAS LGBTQIA+ 

A vereadora Thais Nogueira solicitou informações junto ao Executivo sobre o alcance da vacinação contra a Covid-19 aos cidadãos que residem na Zona Rural. 

Ainda no âmbito da Saúde, a vereadora quis saber sobre políticas de atendimento nos setores para pessoas LGBTQIA+. 

Thais também questionou ao Executivo quanto ao número de vagas disponíveis e ocupadas no Canil Municipal. “As informações solicitadas sobre os três assuntos servirão para elucidar questionamentos recebidos”, justificou. 

ADESÃO A PROGRAMAS PROMOVIDOS PELA SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E CIDADANIA 

O vereador professor Rafael Kocian sugeriu ao Executivo e à Secretaria de Assistência e Inclusão Social a adesão aos programas, projetos e editais promovidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania. “Recentemente encaminhamos requerimento à referida secretaria estadual, pedindo esclarecimentos sobre programas existentes e como resposta recebemos arquivo com diversas oportunidades, tais como apoio de Programas de Defesa e Cidadania, educação em Direitos Humanos, Políticas de Diversidade Sexual, Políticas para Mulher, Implantação de Centro de Referência e Apoio à Vítima, Cidadania em Movimento, e acreditamos que esses projetos e programas auxiliaria o município no âmbito de assistência e inclusão social”, justificou o vereador. 

CAMPANHA “RIO-PARDENSE SANGUE BOM” 

Por fim, o vereador Moraci Bállico lembrou que neste sábado, dia 14, acontecerá mais uma etapa da Campanha “Rio-Pardense Sangue Bom”, que objetiva conscientizar sobre a importância da doação de sangue e oferecer condições para que os doadores possam assim faze-la. 

“Mais informações sobre cadastro e campanha podem ser adquiridas com a Raquel pelo telefone (19) 99370-7688. O número de doadores está aumentando e isso é excelente, já que o Banco de Sangue de São João da Boa Vista também abastece São José do Rio Pardo, que não mais o possui, e com a pandemia os estoques de várias tipagens de sangue diminuíram consideravelmente. Portanto, se alguém quiser praticar esse ato de amor, entre em contato, se cadastre e doe sangue, doe vida!”, finalizou o vereador. 

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br