Confira os assuntos abordados pelos vereadores na sessão legislativa
A Covid-19, a manutenção dos serviços básicos, Programa Verde e Azul e ronda rural foram alguns assuntos abordados pelos vereadores e apresentados através de requerimentos e indicações ao Executivo Municipal durante a sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira, dia 14, na Câmara.
Sobre a Covid-19, vereador Rubens Lobato Pinheiro Netto solicitou à Direção Regional de Saúde (DRS) de São João da Boa Vista o encaminhamento de mais vacinas para São José. Ele também sugeriu ao presidente da Câmara Municipal a utilização de valor economizado pela Casa para a compra de vacinas.
Já o vereador professor Rafael Kocian solicitou ao Executivo Municipal informações sobre monitoramento de casos positivos de Covid-19 que não requerem internação hospitalar.
Ainda sobre a doença, a vereadora Thais Nogueira também solicitou informações à Prefeitura quanto a vacinação contra a Covid-19 na cidade. Neste âmbito da Saúde, a vereadora pediu informações sobre protocolo municipal de atendimento a pacientes que sofreram picada de escorpião.
A vereadora Lúcia Libânio destacou assuntos ligados às pastas de Educação e Agricultura e Meio Ambiente. Ela solicitou ao Executivo informações relativas ao Programa Verde e Azul no tocante aos cursos que foram realizados em 2020 e que estão sendo realizados neste ano, bem como se os mesmos foram paralisados e seus motivos. Lúcia pediu, ainda, informações sobre a categoria e escala da cidade no Programa.
Ela também solicitou ao Prefeito Municipal informações relativas às auditorias no setor de Educação. Neste ínterim, o vereador professor Rafael Kocian pediu informações sobre edital para aquisição de produtos de origem de agricultura familiar para uso na alimentação escolar.
O vereador Henrique Torres solicitou à Prefeitura informações sobre a situação de uma empresa que opera com armazenamento e processamento de material plástico na Rodovia Lupércio Torres, a qual dá acesso a chácaras. Ele questionou sobre alvará da empresa e se esse tipo de atividade realizada no local é permitido pela legislação que trata de zoneamento do município. E, caso tenha alvará da Prefeitura, se a mesma possui licença de funcionamento da Cetesb para operar no local, que é próximo a mananciais.
Gabriel Navega voltou a questionar o Executivo quanto às datas para liberação de recursos originários de Emendas Impositivas de vereadores de legislaturas anteriores, inclusive para a aquisição de parquinhos para diversos bairros da cidade, entre eles Parque São Domingos, Jardim Eunice, Maria Boaro e Domingos de Sylos.
O vereador Fernando Gomes sugeriu ao Executivo a limpeza de lamaçal e contenção de vazamento de água na rua José Fernandes Lopes, no Jardim Margarida, bem como a melhorias na estrada rural de acesso ao Loteamento Lupianhes.
Moraci Bállico também solicitou ao Executivo serviços de manutenção, entre eles a realização de reparos em pavimentação asfáltica na rua Prefeito Bráulio de Menezes, no Jardim Aeroporto.
Manutenções no bairro Professor Rheder foram encaminhadas ao Executivo por autoria do vereador Eduardo Ramos, que sugeriu a realização de limpeza em área institucional existente no bairro. Ele também pediu informações à CPFL Leste Paulista sobre a possibilidade de isolamento de torres de energia em virtude de acidentes que podem ocorrer no local.
Antônio José Quessada Neto, o Toco, sugeriu um pedido antigo da população ao Executivo, que são as reformas nos banheiros públicos localizados na Praça Capitão Vicente Dias, ao lado da Igreja Matriz.
Para finalizar, a ronda rural foi tema de solicitação do vereador Paulo Sérgio Rodrigues ao Executivo. De acordo com o vereador, a ronda rural é essencial para proporcionar um pouco mais de segurança aos moradores de sítios, chácaras e fazendas, além de inibir a ação de marginais, que estão promovendo inúmeros roubos, inclusive à mão armada, na zona rural rio-pardense.
As informações e fotos são da Assessoria Parlamentar da Câmara.