CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Consciência Negra: Prof. Dr. Roque Lúcio abordou os “Movimentos, Educação e Ações Afirmativas”

http://www.minhasaojose.com.br
O Professor Dr. Roque Lúcio durante explanação na Tribuna Livre da Câmara Municipal

Na tarde de terça-feira, dia 8, o Professor Doutor Roque Lúcio ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para falar um pouco sobre os “Movimentos Negros, Educação e Ações Afirmativas”.

O pedido à participação do educador foi de autoria da vereadora Thais Nogueira, que neste mês de novembro está trazendo ações e informações à Casa Legislativa para a conscientização ao povo preto.

Roque Lúcio agradeceu a oportunidade de participar da Tribuna, principalmente no mês em alusão à consciência negra. Ele iniciou sua explanação destacando a importância dos movimentos negros ao longo do século, que iniciou com a formação dos quilombos no Brasil.

“Desde aquela época, o povo preto começou a lutar, mesmo que de forma mais intimista pelos seus direitos, que até hoje muitos ainda não são reconhecidos ou colocados em prática. Felizmente, esses movimentos tomaram força ao longo de todos esses anos e auxiliaram a população negra em diversas situações, mas principalmente a reconhecer-se como cidadãos que somos, tanto nos deveres, quanto nos direitos”.

O Professor Doutor também destacou a Educação e observou que não apenas na comunidade escolar, mas em muitas áreas da sociedade o racismo e o preconceito ainda ocorrem e não podem ser minimizados.

Roque Lúcio falou ainda sobre a política brasileira de cotas, que beneficia os negros e outros povos menos favorecidos da sociedade. “Graças às cotas muitos negros tiveram e ainda têm a oportunidade de estudarem, terem um diploma de nível superior e continuar os estudos pós acadêmicos. As cotas são de extrema importância para o população negra, pois proporcionam mais dignidade aos pretos, mais aberturas nas universidades, que até então eram basicamente formadas por estudantes brancos”.

Entre tantas conquistas dos negros e negras no último século, Roque Lúcio observou a importância das punições a atos racistas e discriminatórios, mas observou que a luta não pode parar.

“Muitas vezes não chamo de conquistas, mas nossa voz sendo ouvida pelos Poderes, pela sociedade. E isso não pode parar, pois, infelizmente, o racismo, o preconceito e a intolerância também ainda não cessaram. Assim como nossos ancestrais, que tanto lutaram por tudo isso que estamos vivenciando hoje de positivo à população negra, temos que continuar nossas lutas, quase diárias, para que nossas vozes, mais do que serem ouvidas, jamais sejam caladas”, finalizou.

Em seu pronunciamento, a vereadora Thais Nogueira enalteceu e parabenizou Roque Lúcio, sendo um exemplo de cidadão e profissional negro, e também ressaltou que a luta da população preta não pode e nem deve parar. “Essa Tribuna, entre outras ações que esta Casa vai promover e a próprio poder público nada mais são que nossa obrigação enquanto sociedade em reconhecer a luta do povo preto. O desenvolvimento da sociedade em si, com o fortalecimento de sua economia, mão de obra é fruto do suor e sangue de muita gente preta. Que nossa luta continue, com respeito e dignidade, sempre!”, concluiu.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br