Cooxupé: Feira do Cerrado trabalhará resiliência dos cafeicultores diante das mudanças climáticas
Em sua 10ª edição, a Feira do Cerrado acontecerá nos dias 05 e 06 de fevereiro, em Monte Carmelo/MG. O evento é organizado e promovido pela Cooxupé, e neste ano terá como tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”.
Focado em negócios, a expectativa dos organizadores é receber mais de 4.000 produtores de café e visitantes em ambos dias do evento, principalmente dessa região produtora de Minas Gerais, em busca de soluções e tecnologias para potencializar a produtividade cafeeira em suas lavouras, diante dos desafios climáticos que vêm ocorrendo nos últimos anos.
O evento apresentará máquinas, implementos, equipamentos, ferramentas e suprimentos para o setor agrícola, com centro principal na produção cafeeira, oferecendo condições de negócios diferenciadas para os cooperados da Cooxupé.
“A Feira do Cerrado é voltada para famílias cafeicultoras cooperadas da Cooxupé que estão em busca de alternativas e soluções para implementar tecnologias em suas lavouras, além de ser um evento comprometido com temas atuais e futuros com propósito voltado para produção agrícola sustentável”, afirmou Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé.
ESTRUTURA E NOVIDADES PARA 2025
Neste ano, a Feira do Cerrado reunirá 65 expositores do agronegócio nacional em uma área total de 50 mil m², sendo 11 mil m² cobertos.
Entre as novidades, estão o “Espaço Novas Culturas”, composto por estandes e áreas demonstrativas com foco no seguimento de cereais para o cultivo de milho e soja e, também, uma área reservada à demonstração de drones de pulverização agrícola para que o cooperado acompanhe na prática o funcionamento desta tecnologia e seus benefícios para lavoura.
Além dos estandes com produtos agrícolas inovadores, a feira conta também com praça de alimentação e ilhas de café, além de outros espaços como o Empório Cooxupé, a SMC Specialty Coffees – focada em cafés especiais, Cooxupé Corretora de Seguros, Vect.Ag (voltada para financiamento de crédito rural), Protocolo Gerações (destinado para informações sobre ações sustentáveis e boas práticas agrícolas), Torrefação e Master Expresso, e os espaços Beleza e Kids.
A estrutura disponibilizada no evento também facilita as negociações com suporte total do Centro de Negócios. Além das tradicionais linhas de crédito com a presença de instituições financeiras, o produtor cooperado da Cooxupé poderá fazer suas aquisições por meio da “Operação Barter”, que permite ao cafeicultor efetuar o pagamento utilizando o seu café como moeda de troca.
Com entrada e estacionamento gratuitos, a Feira do Cerrado 2025 ocorre das 8h às 18h, às margens da Rodovia MG 190, Km 3, em Monte Carmelo.
Prestigie!
Por Phábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação Cooxupé, Cooperativa parceira do www.minhasajose.com.br