Cooxupé: Protocolo de Sustentabilidade “Gerações” é reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária
O Gerações, protocolo próprio de sustentabilidade da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, como um Programa de Promoção de Boas Práticas Agrícolas. O termo de reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União em novembro.
De acordo com a publicação, o ministério confirma que o Gerações atende aos requisitos mínimos de boas práticas agrícolas, estabelecidos na Portaria MAPA n° 337, de 8 de novembro de 2021.
O protocolo é inclusivo e foi estabelecido pela cooperativa em 2022, com o objetivo de garantir uma produção responsável e digna para todos os elos envolvidos da cadeia produtiva cafeeira, promovendo a sustentabilidade como um dos pilares indispensáveis à cafeicultura. O Gerações também atende a um anseio do mercado brasileiro e internacional, além de ser uma exigência dos consumidores de café.
As normas incluem as diferentes realidades dos mais de 20 mil cooperados da Cooxupé, como tamanho de produção e recursos. Com níveis diferentes de sustentabilidade, o Gerações reúne um conjunto de requisitos e estimula os produtores associados a seguir os compromissos mínimos (Nível 1), aumentando gradativamente os comprometimentos até progredir aos próximos graus.
“A agenda ESG e as práticas sustentáveis fazem parte da realidade da nossa cooperativa há anos. Para fortalecer ainda mais nossos compromissos em produzir um café sustentável do ponto de vista social, ético e ambiental, adotamos o Protocolo Gerações há dois anos. Este reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária demonstra que estamos no caminho certo rumo às melhores práticas na cafeicultura”, afirmou o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.