Covid-19: Município registra alta nos casos positivos e óbitos na última semana
São José do Rio Pardo voltou a registrar alta no número de casos positivos e óbitos na última semana. No período entre os dias 23 e 30 foram registrados mais 95 positivados, sendo que na semana anterior, entre os dias 16 e 23, haviam sido registrados 76 casos.
Mais quatro óbitos também foram registrados na última semana, número expressivo já que no período de 16 a 23 a cidade não havia registrado nenhuma morte pela doença.
O número de pacientes internados na Enfermaria Covid-19 também aumentou nos últimos sete dias, passando de cinco no dia 16, sendo quatro de São José e dois pacientes da região, para sete no dia 30, sendo destes seis pacientes rio-pardenses e um da região.
Houve ligeira queda no número de pacientes internados na UTI, mas com o mesmo percentual de rio-pardenses. No dia 23, cinco pacientes estavam internados, sendo 2 de Rio Pardo e três da região. Já no dia 30, quatro internações, sendo dois rio-pardenses e dois pacientes da região.
Na última sexta-feira, conforme o Boletim Epidemiológico, um paciente também havia sido transferido para ala quarto em outro município.
O número de pacientes monitorados, inclusive após alta hospitalar diminuiu na última semana, passando de 99 no dia 23, para 75 no dia 30. Queda também no número de pacientes aguardando resultado de exames, que passou de 97 no dia 23, para 74 no dia 30.
Neste período de sete dias, 87 pacientes se recuperaram da Covid-19 na cidade.
Com o aumento em alguns números, principalmente óbitos novos casos, a Vigilância reforça que as medidas de prevenção devem continuar, inclusive agora com bares e restaurantes com mais horas em funcionamento. Estes estabelecimentos devem cumprir as medidas de prevenção, inclusive evitando aglomerações e mantendo o distanciamento entre as mesas. Fiscalizações continuam ocorrendo para que sejam cumpridos esses protocolos, não apenas para esses estabelecimentos, mas nos demais comércios da cidade.
Os munícipes, mesmo aqueles que já se imunizaram com as duas doses ou dose única da vacina, devem continuar usando máscara e mantendo o distanciamento social, medida que também vale principalmente para quem tomou apenas a primeira dose da vacina e para os mais jovens que ainda não se imunizaram.
Apesar de parecer apenas mais uma medida de prevenção, a higienização das mãos diminui a contaminação, portanto, deve ser feita constantemente.
E lembre-se: a pandemia ainda não acabou. Nem todos tiveram a chance de se vacinarem ou concluírem a imunização com duas doses. Portanto, continue com as medidas e protocolos de prevenção. Só assim e com o avanço na vacinação o município poderá avançar na luta contra a Covid-19.
Os números para redação desta matéria foram baseados nos Boletins Epidemiológicos diários divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal.