Covid-19: São José permanece na Fase Amarela até as eleições
Região da DRS XIV será reavaliada dia 16 pelo governo estadual para permanência ou mudança de fase do Plano São Paulo de flexibilização das atividades
Texto: Natália Tiezzi
São José do Rio Pardo, município pertencente à DRS XIV de São João da Boa Vista, continua na Fase Amarela do Plano São Paulo de flexibilização até o dia 15 de novembro. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Juliana Flausino, uma nova avaliação para permanência ou mudança de fase será realizada dia 16, após o período eleitoral.
Sobre a Covid-19 na cidade, ela destacou que os números estão estáveis, tanto com relação a novos casos, quanto internações, principalmente na UTI. “Temos uma variação esperada de 20% para mais ou para menos relativa a novos casos, entretanto a maioria são casos leves, que não estão necessitando de internações. Inclusive já estamos há 3 dias sem pacientes internados na UTI”, observou.
De acordo com o último Boletim divulgado na noite de quinta-feira, 5, São José está com 1.056 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, com 999 pacientes recuperados e 26 óbitos, ou seja, 31 casos ativos da doença.
“Estamos com números mais controlados porque a população continua com as medidas de prevenção e os atendimentos e tratamentos dos pacientes na Saúde, tanto pública quanto privada estão acontecendo de forma muito positiva. As pessoas realmente estão procurando auxílio médico aos primeiros sinais de gripe, conforme orientação, e isso tem agilizado os diagnósticos e tratamentos sem as evoluções para casos mais graves da doença”, disse Juliana.
Porém, embora controlada, a Covid-19 ainda não acabou, visto que 73 pessoas estão sendo monitoradas e 74 ainda aguardam resultado de exames. “Não podemos de forma alguma relaxar com as medidas de prevenção. Peço para que todos usem máscaras ao sairem de casa e realmente saiam quando necessário, mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metros, e para quem puder continue com o isolamento social, principalmente o grupo de risco”, recomendou Juliana.