Dia do Médico: Dr. Teixeira é homenageado pela Associação Paulista de Medicina
Homenagem também aconteceu ao médico pediatra Antônio Carneiro de Paiva
Um dos médicos mais queridos e lembrados pela sociedade rio-pardense e de toda a região, Antônio Teixeira Filho, foi homenageado em alusão ao Dia do Médico pela Associação Paulista de Medicina. A homenagem aconteceu durante jantar, promovido pela APM na noite quinta-feira, dia 17, que teve lugar no Bistrô Sanzé e contou com a presença de médicos associados e familiares.
Emocionado, Teixeira, que faz parte da APM há 52 anos, observou os relevantes trabalhos promovidos pela Associação, fundada em 1950, e que também abriga os médicos de Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Icaraí, Itaiquara, Itaobi, Santo Antônio da Alegria, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
“Muito mais que ficar apenas restrita aos profissionais da Medicina, a Associação Paulista de Medicina estendeu seus trabalhos à comunidade, envolvendo a população em ações e campanhas, como a de prevenção ao câncer do colo do útero, levando até às escolas informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de envolver, além de médicos, outras áreas profissionais. É uma honra fazer parte e estar aqui com vocês neste momento tão especial. Realmente não esperava por essa homenagem”, destacou, às lágrimas.
A placa em homenagem a ele foi entregue pelo médico Gustavo Colani Barbosa, atual presidente da APM. “É uma singela homenagem a todo trabalho e dedicação como médico, exemplo para todos nós”, observou dr. Gustavo.
Além de dr. Teixeira, o médico pediatra Antônio Carneiro de Paiva, que também faz parte da APM há décadas, também foi homenageado, porém não podem comparecer ao evento.
Abaixo, o texto preparado e lido pela jornalista Natália Tiezzi Manetta em homenagem ao médico
“É difícil definir alguém tão especial quanto o senhor, Dr. Antônio Teixeira Filho, aliás, não há definição. O que podemos dizer que, nestes mais de 50 anos dedicados à Associação Paulista de Medicina, o doutor, que inclusive já a presidiu, contribuiu de forma contundente e expressiva para com a entidade, inclusive fazendo com que a própria sociedade a conhecesse, utilizando-a como instrumento de formação e informação.
Sonhador, o jovem Teixeira saiu de Divinolândia para fazer faculdade no Rio de Janeiro. A vida dura de estudante, os inúmeros obstáculos contornados e a experiência em diversos locais onde exerceu com dignidade e respeito a Medicina o tornou o profissional que é hoje e que todos nós nos espelhamos e o temos como exemplo, principalmente de compaixão ao próximo.
Já dizia o próprio doutor: “Ouça o seu paciente. Preste atenção na sua história, pois, muitas vezes, é ele quem lhe dá o diagnóstico”.
Essa proximidade com os pacientes, que se torna até grandes amizades, fez e faz do doutor uma das pessoas mais queridas pelos rio-pardenses, seja pela exímio prática médica, seja pelo acolhimento, carinho e atenção sempre dispensados a homens, mulheres, idosos, crianças…
Hoje, a palavra de todos nós aqui presentes ao senhor, doutor Teixeira, é Gratidão! Muito obrigado por compartilhar conosco sua sabedoria e sua experiência. Que possamos partilha-la durante muitos e muitos anos. Feliz Dia do Médico!
CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DA HOMENAGEM