Dia do Professor: Homenagem à querida Neze Romanholi Guisso
Texto: Natália Tiezzi
Mais um 15 de outubro. Essa data, tão especial, traz amor, respeito e, algumas vezes, muitas saudades, principalmente nos mais velhos, que já passaram pelo gostoso tempo escolar.
Neste ano de 2022, a homenagem do www.minhasaojose.com.br aos mestres vai para uma professora que marcou muitas gerações e é lembrada com muito carinho pela comunidade escolar rio-pardense, famílias e, claro, alunos e ex-alunos: Neze Romanholi Guisso, a sempre querida “Tia Neze”.
São mais de 40 anos dedicados ao Magistério, profissão que talvez não tenha sido ‘escolhida’ por ela, mas para ela, tamanha é sua competência, dedicação e doação aos seus pequeninos alunos.
Atualmente, Neze é professora do Colégio de Grau em Grau/COC e há registros dela desempenhando a nobre profissão desde o ano de 1982 naquela escola.
Carinhosa, gentil e com aquele jeitinho “Tia Neze” de ser ela conquistou e conquista não apenas os alunos mirins, mas pais, avós, além da própria equipe, que a tem como um exemplo a ser seguido, uma inspiração, tanto na carreira, quanto pessoalmente falando.
“Tem gente que nasce para isso”. A frase pode ser aplicada à professora Neze, que realmente nasceu com esse maravilhoso dom, que vai muito além de ensinar, mas acolher, aproximar, querer e fazer dar certo, seja qual for a “lição” do dia na sala de aula.
Como muitos colegas de trabalho e famílias dizem, “Neze é patrimônio escolar”, não só do colégio De Grau, mas de todo o município, reconhecido ontem, hoje e sempre por muitas pessoas que tiveram suas vidas marcadas pela doçura com que ela desempenha a nobre profissão.
E esse, sem dúvida, também é o papel do professor: marcar, positivamente, alunos, pais, Magistério com ações que ‘fogem’ à didática, mas que são inerentes à formação de cidadãos. E isso Neze faz com maestria.
À querida Tia Neze, nossa singela homenagem, em nome de tantos alunos, que se tornaram adultos melhores pelos seus pequenos gestos e grandes ensinamentos nas salas de aula e para a vida!