Dia do Psicólogo: Uma singela homenagem à saudosa Vera Pisani
Texto: Natália Tiezzi
Vinte e sete de agosto foi comemorado o Dia do Psicólogo e para lembrar de todos esses profissionais que dominam a arte de ouvir, compreender e auxiliar os pacientes a suavizarem suas dores, o www.minhasaojose.com.br faz uma singela homenagem a uma rio-pardense que não está mais entre nós, mas que deixou um grande legado na Psicologia, a saudosa Vera Pisani.
Ela foi uma das precursoras na profissão em São José do Rio Pardo, além de exemplo para que tantas outras pessoas seguissem a carreira que tanto respeitava e amava.
“Como jornalista, tive a oportunidade e o privilégio de entrevistá-la algumas vezes, inclusive para meu Trabalho de Conclusão de Curso, numa matéria que falava sobre sexo. Seja em entrevistas polêmicas ou mais ‘tranquilas’, Vera ouvia e sempre ponderava, buscava o equilíbrio entre as ideias, as opiniões e demonstrava toda sua inteligência e sabedoria de forma humilde, delicada e gentil, características que, aliás, sempre nortearam também sua vida pessoal”, destacou Natália.
Vera usou da sensatez para servir de base à sua exímia carreira de psicóloga, mas sempre com empatia e humanidade, enaltecendo as qualidades do ser humano e nunca desprezando seus medos e traumas, sejam quais fossem.
A experiente psicóloga marcou a vida de muitos pacientes, que a consideravam muito além de uma profissional, mas uma amiga, tanto para os momentos bons, quanto ruins.
E por falar em amizade, Vera cultivou muitos e verdadeiros amigos durante sua breve passagem por essa vida. Ela sempre foi muito querida e bem vinda em todos os meios sociais. Amiga, companheira, conselheira, apoiadora, ouvinte.
Certa vez, a grande amiga de todas as horas, Iza Landini, escreveu em seu facebook palavras de muito carinho em homenagem à Vera. “Nos bons momentos, fazias parte apoiando, incentivando e saboreando o prazer da família e dos amigos. Nos difíceis, era imprescindível, e se fazia presente de qualquer maneira: tranquila, sensata, sensível, carinhosa. Ensinou como é bom valorizar e cuidar dos amigos, pois eles podem ser outra verdadeira família”.
A amiga Iza resumiu bem a linda trajetória pessoal e profissional da saudosa Vera, também sempre baseada em generosidade e simplicidade, marcas registradas que fizeram dela uma das profissionais mais lembradas e respeitadas, e uma das pessoas mais queridas da cidade.
Parabéns, Vera, e obrigada pelo ser humano especial que foi e que ensinou a tantos também serem. Serás sempre lembrada com admiração e carinho por todos nós, inclusive pelos profissionais da Psicologia.