DESTAQUESAÚDE

Diabetes: Dra. Andreza Barreto destaca o que é a doença, sintomas e tratamentos

http://www.minhasaojose.com.br
A endocrinologista orientou para que os já diagnosticados diabéticos que tomem as medicações de forma como foram prescritas pelos médicos

Entrevista e texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA

Uma doença que vem acometendo cada vez mais pessoas ano a ano e mundo afora, e aqui no Brasil não é diferente. Às vezes, o paciente pode tê-la e nem saber: estamos falando da Diabetes. E para tirar suas principais dúvidas sobre a doença, o Informativo SAVISA abordou, neste mês de junho, entrevista com a médica endocrinologista Andreza Vital Barreto, que faz parte do Corpo Clínico do Plano de Saúde desde 2019, cuja matéria foi gentilmente cedida ao www.minhasaojose.com.br

Dra. Andreza é graduada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e possui Especialização em Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, além de possuir Título pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Ela explicou o que é a Diabetes, se ela pode ocorrer em qualquer idade, além dos sintomas, diagnóstico e tratamentos.

A endocrinologista também alertou para os períodos em que todos devemos medir a glicemia/glicose para um melhor controle ou diagnóstico da doença, bem como os hábitos saudáveis para preveni-la.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Dra. Andreza, o que é a Diabetes?

Dra. Andreza Vital Barreto: Diabete é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Os tipos mais comuns são Diabetes Mellitus tipo 1, Diabetes Mellitus tipo 2 – que é a grande maioria dos casos e a Diabetes Gestacional, que pode ocorrer durante a gravidez.

A Diabetes pode acometer pessoas em qualquer idade?

Sim, ela pode ocorrer em qualquer faixa etária. A Diabetes Mellitis 1 é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens. Já a Diabetes Mellitus 2 acomete principalmente adultos a partir de 50 anos. Porém, com o aumento do consumo de gorduras e carboidratos, aliados à falta de atividade física, observa-se o quadro em adultos jovens e até em crianças.

Quais as causas da doença?

A Diabetes Mellitus 1 ocorre porque é um processo imunológico, ou seja, ocorre a formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células produtoras de insulina. Já a Diabetes Mellitus 2 ocorre em associação com aumento e peso, obesidade, sedentarismo, hereditariedade. A insulina é produzida, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. Isso leva a um aumento de produção de insulina para tentar manter a glicemia normal e quando isso não é mais possível surge o diabetes.

Quais os sintomas?

Os sintomas clássicos são o aumento de ingesta de água, aumento de diurese e perda de peso, além de turvação visual. Porém, a instalação pode ser lenta e os sintomas demorarem anos para aparecer.

Quais as formas de tratamento?

Medicação oral ou injetável, insulina associada a atividade física e alimentação adequada.

E quais são os perigos da Diabetes?

A hiperglicemia crônica através dos anos está associada a lesões da microcirculação, lesando e prejudicando o funcionamento da vários órgãos como os rins, olhos, nervos e coração.

E como ter um bom controle dos níveis glicêmicos?

Para obter um bom controle dos níveis glicêmicos não basta apenas o paciente acreditar que está fazendo tudo corretamente ou ter a sensação de estar sentindo-se “bem”. É necessário monitorar no dia-a-dia os níveis glicêmicos. O objetivo deste controle não é só corrigir as eventuais hiperglicemias que ocorrerão, mas também tentar manter a glicemia o mais próximo da normalidade, sem causar a hipoglicemia.

Qual o período em que devemos medir a glicose?

Exame atual: Todas as pessoas maiores de 45 anos. Todas as pessoas com sobrepeso ou obesidade, mais um fator de risco. Histórico familiar de Diabetes Mellitus 2 em parentes de primeiro grau, história das doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, triglicerides>250mg/dl, HDL<35mg/dl. Síndrome dos ovários polimicrocisticos, sedentarismo, presença de acantose nigricans, história de diabetes gestacional, indivíduos com HIV.

– Exame mais precoce, se valores no limite. Esta recomendação vale para as crianças e adultos.

Crianças que ingerem muito açúcar podem desencadear Diabetes na vida adulta?

Não. Estas crianças podem evoluir com sobrepeso e obesidade e aí sim entra como fator de risco para diabetes.

E quais são as dicas para o controle da doença ou para evita-la?

– Alimentação saudável

– Evite ficar muito tempo sem comer

– Mantenha seu peso ideal

– Não fume

– Mantenha a pressão controlada

– Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas

– Evite doces

E qual a sua orientação geral para pacientes que já possuem Diabetes?

Para os diabéticos, recomendo que anotem os valores de glicemia, visitem seu médico regularmente, tomem as medicações de forma prescrita.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br