CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Divulgados os 15 alunos que comporão o Parlamento Jovem – edição Ensino Fundamental II

http://www.minhasaojose.com.br

A Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, divulgou os nomes dos alunos que comporão o Parlamento Jovem – edição Ensino Fundamental II.

Desta vez, 15 alunos terão a chance de conhecer um pouco sobre o funcionamento do Legislativo Municipal, acompanharem as rotinas dos servidores, além do processo legislativo, bem como vivenciarem a experiência de legislar, como vereadores mirins empossados, durante Sessão Deliberativa. (Confira os nomes, escolas e partidos dos alunos nas fotos).

As atividades desta edição do Parlamento Jovem estão marcadas para o próximo mês de novembro.

“EXCELENTES PROJETOS”

Assim o diretor geral da Escola do Legislativo, vereador professor Rafael Kocian classificou os Projetos de Leis desenvolvidos pelos alunos que participarão do Parlamento Jovem. “Os PLs surpreenderam pela relevância dos conteúdos, pela qualidade da redação e detalhes, mostrando que nossos jovens estudantes estão sim interessados na política e, além disso, empenhados em contribuírem com o desenvolvimento de nossa cidade nas mais diferentes áreas”, observou.

Entre os assuntos abordados pelos Projetos de Lei, muitos voltados à Saúde, destacando “a necessidade de um profissional qualificado durante transporte e locomoção de pacientes para qualquer órgão da rede pública de saúde”.

Já na Assistência Social, a instituição do Programa voltado aos idosos do bairro Vale Redentor e adjacências, garantindo-lhes acessibilidade às tecnologias, com formações específicas.

Um dos Projetos de Lei propõe, ainda, a “Semana do Protagonismo Juvenil”, que incentiva a participação dos jovens na política, na cultura, e nas decisões relacionadas à educação da cidade, por meio de campanhas, projetos e palestras promovidas pelas escolas e pela prefeitura.

Já na área do Meio Ambiente, PL “dispõe sobre a obrigatoriedade da criação de um plano de enfrentamento das emergências climáticas, que garanta mitigação de impactos ambientais, a conscientização ecológica e atuação de governantes e população em prol do meio ambiente”.

A acessibilidade também se fez presente nos PLs apresentados, como o “que dispõe sobre alteração da Lei n° 5461, para obrigatoriedade na adequação e ou construção de sanitários com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais nos espaços urbanos públicos municipais”.

Outro Projeto de Lei prevê a “obrigatoriedade da intervenção de órgãos de segurança em qualquer ambiente da esfera pública ou estabelecimento comercial de alimentação e entretenimento, em casos de agressão ou abuso sexual de potenciais vítimas”.

A população terá acesso a todos os Projetos de Lei dos alunos, que serão compilados em revista eletrônica e disponibilizados no site da Câmara logo após a realização desta edição do Parlamento Jovem.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br