Doação de Órgãos e Prevenção ao Suicídio foram temas de ações no Colégio Unigrau
Texto: Natália Tiezzi
Nas últimas semanas, o Colégio Unigrau envolveu toda a comunidade escolar para abordagem de dois assuntos relevantes à sociedade: a prevenção ao suicídio e a doação de órgãos.
Apoiador da Campanha Setembro Amarelo, o Colégio realizou uma Caminhada, sábado, 21, que contou com a presença de centenas de alunos, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, que objetivou a conscientização, reafirmando o compromisso com a valorização e cuidado com a vida.
Antes, porém, da Caminhada, que percorreu algumas ruas da região central, os alunos confeccionaram cartões, com frases motivacionais, de esperança, empatia e fé, que foram entregues aos munícipes ao longo do percurso.
“Esta atividade não foi apenas uma demonstração de apoio à causa da prevenção ao suicídio, foi mais uma prática de Educação Socioemocional significativa de apoio ao cuidado à saúde mental promovida pelo colégio, que constantemente busca formas de cuidar do bem-estar emocional de seus alunos, incentivando o diálogo, a solidariedade e a esperança”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental II, Ana Lúcia Souza.
VAMOS FALAR SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS?
Já na terça-feira, 24, a Doação de Órgãos foi tema de um Encontro, proposto e preparado pelos alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, sob orientação dos professores Eloni Andrade e Marcelo Locatelli, do Itinerário de Linguagens (Espanhol e Inglês), em alusão ao Dia Nacional sobre o tema, lembrado em 27 de setembro.
A vice-diretora do Colégio, Maria Olívia Roxo Nobre Mesquita abriu os trabalhos da noite com uma oração. Após ocorreu conversas esclarecedoras, com informações, depoimentos e vivências a respeito da importância deste gesto de amor, que é a doação de órgãos.
A equipe do CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente, composta pelo Dr. Danilo de Lima e pelas Enfermeiras Amanda da Silva e Edilene Felicíssimo, trouxe colocações importantes sobre o tema, acerca do trabalho desenvolvido na cidade e com a exposição de dados das doações de órgãos no Brasil e no mundo.
Também participaram do Encontro os convidados Lígia Rueda Kocian, Cecília Nascimento e José Ricardo Andreata, que contaram suas histórias relacionadas à doação de órgãos.
Ao final, eles foram homenageados pelos alunos com vídeos enviados pelos familiares, ao som de uma música com letra e melodia da aluna Kemily, da 1ª série do Ensino Médio.
“Foi uma noite emocionante e muito especial, com informações relevantes que buscaram despertar em todos os presentes o olhar para a questão da doação de órgãos”, considerou o professor Marcelo Locatelli.