Dr. Eliezer recomenda: “Se apresentar sintomas gripais, procure atendimento médico”
Ele destacou que se descoberto e tratado no início o quadro infeccioso, a Covid-19 raramente causa complicações, inclusive internações em UTI
Texto: Natália Tiezzi. Entrevista: Silvio José (Assessoria Prefeitura)
Em entrevista à Prefeitura na noite de quinta-feira, 28, após reunião do Comitê de Combate ao Novo Coronavírus, o médico coordenador do Pronto Socorro, Eliezer Gusmão, destacou que as medidas de prevenção devem continuar, inclusive o isolamento social e os cuidados de higiene (lavagem das mãos, uso de álcool gel e máscaras), mas que o casos confirmados na cidade estão dentro do que já era esperado.
“Os casos positivos estão aumentando, mas gradativamente, o que já era esperado, a partir do momento que são transmissões comunitárias”, observou.
Eliezer chamou a atenção para que as pessoas, ao sentirem qualquer sintoma gripal (dor de garganta, nariz escorrendo, febre, tosse) procurem o atendimento médico. “Os casos mais graves que estamos atendendo aqui, que precisaram de internações, inclusive na UTI, foram de pacientes que já chegaram com a doença em estágio avançado, com falta de ar e os pulmões comprometidos. Portanto, fica meu alerta para que as pessoas, ao notarem qualquer sintoma, procurem atendimento e orientação médica”.
Ele salientou ainda que mesmo que após procurar auxílio médico os sintomas piorem, o paciente deve voltar a buscar ajuda médica. “Não precisa sentir vergonha de voltar ao médico, muito pelo contrário. Só o médico poderá analisar a situação, a necessidade de exames mais complexos, enfim. É preciso que as pessoas entendam que quanto mais rápido a doença for descoberta e tratada, menos chance haverá de complicações e internações, ou seja, será possível reverter o quadro”.
O médico ressaltou ainda que São José possui uma excelente rede de Saúde Pública, inclusive para enfrentar a pandemia. “O PPA Central está atendendo casos exclusivos de suspeitas de Covid-19, o que inclui esses sintomas gripais. As pessoas também podem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, enfim. O importante, em caso de dúvida se está ou não com a doença, é procurar atendimento. Muitas vezes não será Coronavírus, já que existem outros tipos de síndromes gripais e resfriados, mas é melhor se assegurar e tratar, seja qual for a enfermidade”.
Ele afirmou que não há motivo para pânico com relação à Covid-19. “A grande maioria que tiver a doença não vai morrer e vai desenvolve-la com quadros gripais, entretanto, não podemos titubear em procurar atendimento. Não precisa deixar para última hora”, salientou.
Para finalizar, Eliezer recomendou que as pessoas evitem aglomerações, inclusive não participem de festas, churrascos e que tenham cuidado agora que o comércio voltará gradativamente suas atividades. “Ainda não é o momento de afrouxar as medidas de prevenção, portanto nada de festas, nada de aglomerações e continuem se prevenindo”, concluiu o médico.
O vídeo com a entrevista, na íntegra, do médico pode ser acessado na página oficial da Prefeitura (https://www.facebook.com/pm.riopardo1/?epa=SEARCH_BOX)