Dr. Teixeira é homenageado pela Santa Casa: 58 anos dedicados ao hospital
Em homenagem ao Dia do Médico, 18 de outubro, e a todos os médicos e médicas que fazem parte do Corpo Clínico, a Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente traz um pouco da história de Dr. Antônio Teixeira Filho junto à instituição.
Ele é um dos médicos mais experientes da Santa Casa e completou, em março, 58 anos de trabalho no Hospital São Vicente. “É minha segunda casa, onde sempre fui muito bem recebido, como no início de 1966, quando adentrei a instituição pela primeira vez para auxiliar em uma cirurgia de um acidentado”. Não saí mais de lá!”, contou.
Ele relembrou momentos marcantes de sua atuação junto ao Corpo Clínico, observando que até 1974 ‘atendia de tudo’ na Santa Casa. “Atendia do mamando ao caducando, como costumávamos dizer e realizávamos muitas cirurgias. Depois desse período me especializei em Ginecologia e Obstetrícia e foram mais algumas décadas de atendimentos no hospital”, disse, acrescentando que anos atrás, segundo breve levantamento junto ao Hospital, ele já havia realizado mais de 9.000 partos.
Durante a entrevista, Dr. Teixeira rememorou outros fatos que o marcaram na Santa Casa, entre eles a instituição receber uma doação de azulejos da Klabin, a manutenção de um laboratório próprio que fabricava alguns medicamentos, e a construção do 2º andar, com reformas do Centro Cirúrgico e Maternidade.
O médico destacou, ainda, a importância do Plano SAVISA para a Santa Casa, bem como para a população rio-pardense, contando um pouco da história da implantação do mesmo, que ele fez parte junto com demais médicos.
Sobre as provedorias e administrações, Dr. Teixeira lembrou do colega, o saudoso Dr. João Batista de Lima, que inovou e melhorou muito a parte estrutural e administrativa da instituição, e disse que está vendo isso novamente nos últimos anos e nas últimas gestões da Santa Casa, que se mostram comprometidas e dedicadas a melhorar sempre o hospital.
Por fim, Dr. Teixeira afirmou que o bom médico, aquele que quer se destacar precisa ter postura, fé, saber tomar decisões e atender a necessidade do paciente, seja qual for.
“Quando uma pessoa procura um médico ela quer que este resolva ou pelo menos alivie o problema. Por isso é tão importante ouvi-lo, olha-lo com atenção. Em suma, o bom médico tem que fazer aquilo que ele se propôs a fazer e muito bem feito, sempre!”, concluiu.
Atualmente, Dr. Teixeira continua no Corpo Clínico, somente no Centro Cirúrgico, e atendendo em seu consultório a especialidade de Ginecologia e Clínica Geral.
Entrevista, texto e foto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA