Dr. Teixeira palestrará em Aula Inaugural da 4ª Turma de Medicina da UNIP/Rio Pardo
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Um dos grandes nomes da Medicina de São José do Rio Pardo, Dr. Antônio Teixeira Filho, será o convidado de honra da Aula Inaugural da 4ª Turma de Medicina da UNIP/Rio Pardo, que acontecerá na manhã de sexta-feira, dia 14, no campus da universidade.
Dr. Teixeira, que completou 60 anos de formatura e 58 de profissão, foi convidado a palestrar e dar boas-vindas aos calouros pelo médico otorrinolaringologista e professor da UNIP, Dr. Rafael de Souza.
O veterano prontamente aceitou o que chamou de honraria e, em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, destacou que abordará um pouco da história da Medicina e também algumas técnicas simples, mas de muita valia na profissão, e que andam um pouco ‘esquecidas’ por parte dos novos médicos.
“Estou muito contente e até envaidecido pelo convite do Dr. Rafael e também da UNIP para essa palestra inaugural para essa nova turma. Os novatos precisam conhecer a fundo a história de Medicina, pois nem sempre tudo foi tecnologia nesta profissão. Na verdade, o grande salto da Medicina foi em 1840, quando se iniciou o processo para diminuir o sofrimento causado pela dor nos pacientes”, contou.

Teixeira ressaltou a importância de se conhecer o passado, principalmente na área cirúrgica, e toda a evolução dos aparelhos e equipamentos, até se chegar ao que se vê atualmente na Medicina.
Além disso, ele também destacou algumas características e ações, que andam um pouco ‘esquecidas’ ou não colocadas em prática por boa parte dos novos médicos, mas que precisam fazer parte do cotidiano. “Quando iniciei na profissão tinha apenas dois aparelhos para utilizar, o restante era a minha visão, a minha audição e o tato. Olhar, ouvir, tocar, dar atenção ao paciente ainda é fundamental ao diagnóstico e, acima de tudo, respeita-lo em suas necessidades. Ninguém procura um médico porque quer, mas porque precisa. Há algo que o incomoda, há alguma dor ou sofrimento que precisa ser descobertos, sanados ou amenizados pelo médico”.
Outros pontos que Dr. Teixeira observou como fundamentais aos novos médicos são a curiosidade, o não acomodar-se na carreira e a humildade, principalmente em momentos que é necessário pedidos de ajuda, opiniões. “Médico também precisa pedir socorro. Isso não é humilhação. A troca de informações entre os médicos é essencial, não apenas para diagnósticos, tratamentos, mas para o próprio profissional que queira aprender. E Medicina é aprendizado constante, principalmente fora da faculdade, no cotidiano por vezes frenético dessa vida de médico ou médica”, concluiu.
UNIP RECEPCIONOU CALOUROS DE MEDICINA
O primeiro contato dos calouros do Curso de Medicina com a UNIP Rio Pardo aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13, onde foram recepcionados pelo Diretor do campus, Dr. Tiago Della Torre, pela direção e equipe, e líderes do curso.
Eles apresentaram aos novos alunos o cronograma do curso e a metodologia de ensino, além dos demais programas e atividades que o a Medicina UNIP oferece.
Já promovendo a interação, os calouros também puderam ouvir depoimentos dos alunos veteranos, receberam dicas de estudo e tiveram a oportunidade de se inteirarem do dia a dia da rotina acadêmica.
”Sejam todos muito bem-vindos e que os próximos 6 anos sejam repletos de realizações, muito estudo e sucesso!”, desejou a Universidade Paulista aos calouros.

