Educador Milton Herrera destaca o “Educar é Esperançar: A importância do Movimento na Educação”
Texto e fotos: Natália Tiezzi
Uma ‘injeção’ de ânimo, gratidão, reconhecimento e esperança foi proferida durante a última atividade do ano de 2022 da Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”.
Com o tema “Educar é Esperançar: A importância do Movimento na Educação”, a palestra, promovida na noite de segunda-feira, dia 12, no Plenário da Câmara, foi direcionada ao setor de Educação, mas poderia abranger praticamente todas as áreas profissionais tamanha a grandeza da explanação do palestrante Milton Herrera.
Ele atua na Rede de Proteção do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente desde 2001, com experiência em gestão de diversos conselhos municipais de políticas públicas, como Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho do Idoso, Conselho da Assistência Social, Conselho de Educação e, correlato, como o Conselho Tutelar.
Milton é Educador e atualmente está Presidente do Conselho Municipal de Educação e Secretário do Fórum Municipal de Educação, ambos do território de São José do Rio Pardo/SP, bem como é membro do Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo.
Em 2019 foi convidado a compor a nova gestão da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, seccional São Paulo – UNCME/SP, para a função e cargo de Secretário Executivo, sendo que em 2020 foi indicado por unanimidade para estar Coordenador Estadual da instituição e, também, é um dos idealizadores do Espaço de Formação da UNCME/SP. Posteriormente, no decurso do XXV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de São Paulo, no ano de 2021, foi empossado como Presidente da UNCME paulista e, também, é membro da Diretoria Nacional de Formação da UNCME/Nacional e um dos responsáveis pela Rede Estadual Primeira Infância no Estado de São Paulo.
O DIÁLOGO, O RECONHECIMENTO E A GRATIDÃO À EDUCAÇÃO
Antes de iniciar a palestra, acompanhada por centenas de Educadores e demais profissionais da Educação, principalmente online, Milton fez questão de destacar a importância e o dinamismo das atuações do Conselho Municipal de Educação, que abre portas a ações não apenas em Rio Pardo, mas em todo estado e país, objetivando a construção de políticas públicas na área.
Com carinho e respeito, Milton também lembrou e dedicou a palestra a duas grandes Educadoras rio-pardenses, as saudosas Esther Cassucci e dona Selma Poggio Junqueira.
Em síntese, Milton destacou primeiramente a importância do diálogo, da união, do trabalho em equipe para o êxito educacional nas diferentes fases em que o processo ocorre. “A construção se dá por meio da troca de conhecimento, experiência. Ninguém faz nada sozinho na Educação. O que estamos fazendo aqui agora é um diálogo: estamos acolhendo, dividindo e enaltecendo o trabalho de cada um de vocês que são essenciais neste complexo mundo do Educar”, observou.
Milton observou que a Educação Rio-Pardense é muito rica, diversificada e composta por profissionais que vão além da sala de aula. “É isso que precisamos manter: o enxergar além do apenas ver. O notar o quão importante somos para nossos alunos, dentro e até fora das unidades escolares. Somos transformadores de vida e precisamos persistir no Direito da Educação aos escolares, afinal, somos, ainda impulsionadores de sonhos”, ressaltou.
Entretanto, o Educador lembrou que nem todos os caminhos são fáceis. “Vivenciamos, recentemente, alguns desmontes na Educação e gostaria de lembra-los que nem tudo será ‘flores’ em nosso caminho e que faz-se sempre necessária a humildade para quem trabalha na área educacional. Da mesma foram que precisamos da resiliência em nosso cotidiano, por vezes exaustivo, precisamos também entender que a Educação é Movimento e que nós somos Movimento. Não dá para querer ‘inventar a roda’ novamente na Educação, mas é possível aprimora-la. E sabermos que podemos aprender, aprimorar, humildemente, dia-a-dia é fundamental: seja com o colega, seja com o aluno, seja com os pais, seja com a comunidade escolar como um todo. O aprendizado além da didática também auxilia neste processo do Movimento”.
HISTÓRIAS DE VIDA: “SOMOS PROTAGONISTAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS”
Embora diante de obstáculos inerentes à profissão, Herrera chamou a atenção para que os profissionais da Educação percebam com carinho as muitas histórias de seus escolares. “Não dá para distanciar o sentimento da Educação. Saliento que o Educar vai e precisa ir além da sala de aula, da técnica educacional. Educar é olhar pela vida destes alunos, de modo a impulsiona-los no processo de protagonismo dentro de suas próprias vidas. Nós, profissionais da Educação, somos esses impulsionadores”.
O Educador destacou, ainda, o relevante trabalho dos profissionais da Educação no tocante à participação na construção de políticas públicas educacionais. “A Educação é efetivada onde acontece o processo pedagógico, ou seja, no ‘chão’ da sala de aula. Ninguém melhor que os profissionais desta área para propor ideias ao desenvolvimento de políticas públicas”.
Ele também observou a transformação na Educação que ocorreu por conta da pandemia. “Somos caminhantes no Educar e percebemos isso na pandemia. Reinventamos, revemos nossos itinerários, enfim, reaprendemos a ensinar para continuar o longo caminho que leva ao sonho da Educação, mesmo diante de situação difícil como foi a Covid-19”.
Ao final da explanação, Herrera agradeceu a cada profissional da Educação e destacou que é muito importante que todos também sejam acolhidos, ouvidos e vistos, não apenas perante à Comunidade Escolar, mas por toda a sociedade.
“Desejo a todos um bom final de ciclo escolar e um excelente ano letivo de 2023, lembrando que Educação é movimento, vida, troca, sinergia, que precisa de aperfeiçoamento e aprimoramento constantes”, concluiu.