CIDADEDESTAQUEESPORTES

Emoção: Ex-esportista Pedro Gromik recebeu o Título de Cidadão Rio-Pardense

http://www.minhasaojose.com.br
O palmeirense senhor Pedro Gromik no momento em que recebeu a cidadania rio-pardense, que foi entregue pelo vereador Henrique Torres

Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Henrique Torres

A tarde de sábado, 21 de setembro, foi de muita emoção para o senhor Pedro Gromik e seus familiares. Na ocasião, ele recebeu o Título de Cidadão Rio-Pardense, cuja honraria foi concedida pela Câmara Municipal, por meio do Decreto Legislativo nº 03, de 08 de maio de 2024, de autoria do vereador Henrique Torres, aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A entrega da honraria ao ex-esportista, que marcou sua história em várias modalidades esportivas, sendo, ainda, um grande idealizador e incentivador do basquetebol em Rio Pardo, ocorreu no Residencial Novo Tempo e contou com a presença do vereador Henrique, dos irmãos Silvio Torres e Lupércio França Torres, além de familiares do homenageado, sendo os filhos Sérgio Ricardo Gromik e Sandra Regina Gromik Ângelo, o genro Paulo Ângelo, a nora Izabel Gromik e a neta Camila Ângelo.

Ex atletas do time de basquetebol do Rio Pardo Futebol Clube, que defenderam o alvinegro no final da década de 80 e início de 90 também estiveram presentes, entre eles Daniel Jacob, Marcelo Brocadello, Éric Portela, Cristiano Poli, Bruno Cabral, Luis Paulo Fagiolo, Fábio Della Torre, além de Célio Nabuco, também ex-jogador e amigo do homenageado.

Em seu discurso, Henrique lembrou da vinda do senhor Pedro para Rio Pardo, a também a convite do tio, Lupercinho, para marcar o RPFC numa nova era do basquetebol, tanto que ele esteve presente na inauguração do Ginásio Poliesportivo do clube, em março de 1988, sendo nomeado Coordenador de Esportes.

E não foi apenas o senhor Pedro que foi surpreendido com a honraria: ele também apresentou um livro aos convidados, destacando um pouco de sua trajetória nos esportes, que começou ainda jovem e se estendeu ao longo de toda sua vida, sendo que a paixão pelas muitas modalidades que praticou ainda perdura aos seus 90 anos recém completados.

“Foi um momento de muita gratidão, emoção e todos pudemos relembrar bons momentos do basquete no RPFC quando o senhor Pedro estava como Coordenador de Esportes, sempre grande incentivador das práticas esportivas. Merecidamente, por tudo que ele fez ao esporte rio-pardense, vindo de tão longe, lá do Rio Grande do Sul, recebeu a cidadania rio-pardense. Temos muito a agradece-lo pelo grande exemplo que foi, é e continuará sendo para todos nós, no esporte e na vida”, destacou o vereador.

O novo cidadão rio-pardense ladeado, da esquerda para a direita, pela neta Camila, o genro Paulo Ângelo, a filha Sandra Regina, o filho Sérgio Ricardo e a nora Izabel

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO SENHOR PEDRO

Nascido em Santana do Livramento (RS) em 15 de abril de 1934, Pedro Gromik foi casado com Dona Maria Lupianhes Gromik (in memoriam) com quem teve dois filhos, Sandra Regina e Sérgio Ricardo, netos e neta. Ainda muito jovem, ele foi morar com a família em Montevideo, Uruguai, onde começou a praticar várias modalidades como atletismo, futebol e basquete, dando início assim ao seu amor pelo esporte que o acompanha até os dias de hoje.

Nos anos 1950 morou em Jacareí e São Paulo começando sua carreira profissional como bancário, tendo conhecido Dona Maria, de quem sempre teve o apoio para sua vida profissional e, em especial, para o esporte.

Durante esse período, conciliava a profissão de bancário com atleta e técnico, treinando em times de basquete e jogando como goleiro nos aspirantes da Portuguesa e Palmeiras. Também, nesse mesmo período, fez seus primeiros cursos para se tornar árbitro oficial junto à Federação Paulista de Basquete (FPB).

No fim dos anos 1960, por motivos de trabalho, morou com a mulher e filhos na capital gaúcha Porto Alegre (RS), voltando ao seu estado natal, sem que deixasse de jogar, treinar e apitar, agora em clubes, colégio e a federação local.

De volta a São Paulo em meados dos anos 1970, fez parte da diretoria da Federação Paulista de Basquete, estando cada vez mais envolvido e engajado na gestão das categorias de base. Viajava representando a entidade nos torneios estaduais, nacionais e internacionais que as seleções paulistas participavam.

O homenageado junto a Célio Nabuco, Silvio Torres e Lupercio França Torres

Desde a metade dos anos 1980 fixou residência em São José do Rio Pardo, quando dedicou praticamente todo seu tempo para o basquete, como delegado e diretor da FPB, na diretoria da Secretaria de Esportes do Município e no Rio Pardo Futebol Clube como gestor de todo o projeto do esporte. E foram nesses anos que o projeto de retomada do basquete em São José ganhou destaque com o novo ginásio como a casa do esporte na cidade. Foi lá que aconteceu a formação de centenas de novos atletas, desde a base até a categoria adulta, inclusive com a presença das seleções brasileiras em jogos amistosos e treinamentos para seus torneios.

Mas não foi somente o basquete que teve a gestão do senhor Pedro em Rio Pardo, modalidades como o vôlei, pelo Rio Pardo, e o handball, pela prefeitura, também receberam o apoio e o incentivo com jogos das seleções brasileiras de vôlei no ginásio.

Depois de muitos anos na gestão, ele se aposentou de suas obrigações formais pelo clube, porém, sem nunca deixar de colaborar e acompanhar, ainda que distante fisicamente, tudo que acontecia pela imprensa no esporte rio-pardense, principalmente para os jovens.

Seu legado, por assim dizer, ficou para as gerações de jovens, meninos e meninas de todas as classes sociais e raças, que puderam vivenciar essa oportunidade de ter o esporte como formação em suas vidas.

No registro, senhor Pedro junto aos ex-atletas da equipe de basquetebol do RPFC
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br