CIDADECULTURADESTAQUE

Emoção: Mulheres foram as grandes homenageadas em Solenidade à Semana Euclidiana

http://www.minhasaojose.com.br
Em primeiro plano: Camila, Maria Olívia e Ana Paula: Cidadã Rio-Pardense, Guardiã da Memória e Mérito Euclidiano, respectivamente

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

Na tarde de quinta-feira, 10 de agosto, a Câmara Municipal promoveu Sessão Solene alusiva à Semana Euclidiana 2023, onde ocorreu a concessão do Diploma do Mérito Euclidiano, e as entregas do Título de Guardião da Memória Rio-Pardense e, em especial, do Título de Cidadania Rio-Pardense.

Nesta edição três mulheres foram agraciadas com as honrarias, sendo o Diploma do Mérito Euclidiano à Curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Euclidianista e Professora, Ana Paula de Paulo Pereira de Lacerda, o Título de Guardiã da Memória Rio-Pardense à Professora Doutora Maria Olívia Garcia Ribeiro de Arruda e o Título de Cidadania Rio-Pardense à Euclidianista, Camila da Cunha Tostes Alves, trineta de Euclides da Cunha.

A Solenidade foi presidida pelo vice-presidente da Casa de Leis, vereador Gabriel Navega e contou com a participação dos vereadores Rafael Kocian, Fernando Gomes, Moraci Bállico, Dr. Romano Cassoli, Thais Nogueira e Paulo Sérgio Rodrigues. Além deles, a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Eduardo Cunha, o professor e euclidianista Nicola Costa, familiares das homenageadas, professores e maratonistas prestigiaram as homenagens em Plenário.

A presidente, vereadora Lúcia Libânio, não pode comparecer por compromissos firmados anteriormente à data, assim como os demais vereadores, porém destacou, em mensagem, “a honra de a Câmara homenagear três mulheres tão ativas à preservação da história e da memória rio-pardenses, bem como ao Movimento Euclidiano, com a representação de três gerações”.

Já o vice-presidente Navega parabenizou Ana Paula, Maria Olívia e Camila “pelas merecidas homenagens, não apenas pelas grandes mulheres que são em suas personalidades, mas principalmente aos trabalhos que promovem, cada uma de forma especial e marcante a todos”.

A Mesa da Sessão Solene composta pelo professor e euclidianista Nicola Costa, pelo secretário municipal de Turismo e Cultura Eduardo Cunha, pelo vice-presidente da Casa, vereador Gabriel Navega e pela vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza

EMOÇÃO, GRATIDÃO E RECONHECIMENTO

A emoção, a gratidão e o reconhecimento tomaram conta da Solenidade, que apresentou breve currículo das homenageadas durante o cerimonial, conduzido pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi Manetta.

Entre os momentos marcantes, destaque para as palavras do professor Nicola Costa às três mulheres, em especial à Camila, onde contou, com propriedade, um pouco da história dela, que começou a frequentar a Semana Euclidiana ainda criança, apaixonou-se pela história e memória de Euclides da Cunha, tendo como um grande apoiador e incentivador o saudoso avô, Joel Bicalho Tostes, também apaixonado pela cultura euclidiana, que dedicou mais de 50 anos de sua vida aos estudos e difusão da Obra.

Em seu discurso, Ana Paula, muito emocionada, relembrou a saudosa avó e a mãe, professora Norma, que sempre a incentivaram aos estudos, a conhecer o riquíssimo Movimento Euclidiano. “Desde criança, Euclides da Cunha sempre foi muito presente em minha vida, na minha família. Minha mãe foi maratonista em 1982 por incentivo de minha avó, e eu, quando ainda residia em São Paulo, também vim para São José vivenciar essa experiência única. Anos depois, me deparava com a cultura euclidiana novamente quando fui estagiária na Casa de Cultura, após concursada à Curadoria do espaço e, com muito orgulho e carinho, há 10 anos estou engajada às Semanas Euclidianas, sempre contando com o apoio de uma grande equipe que realmente faz acontecer”, disse Ana Paula.

Já a professora Dra. Maria Olívia observou o quão importante é primeiramente conhecer a história, a cultura, os valores de cada localidade para poder preservar a sua memória, como ela própria faz há 23 anos, inclusive como pesquisadora.

“Não poderia deixar de citar aqui alguns nomes que me incentivaram e me apoiaram às pesquisas sobre o município, entre eles os saudosos professores Rodolpho José Del Guerra e Márcio Lauria, além do também Guardião da Memória Luis Trinca Filho, professora Cármen Maschietto, professora Maria Aparecida Granado Rodrigues. Aprender sobre o passado, que jamais poderá ser apagado ou negado, nos permite o conhecimento necessário à sua preservação. Que saibamos difundir a história para que a memória rio-pardense seja preservada, sempre!”, concluiu.

Por fim, e não menos emocionante, Camila, já como cidadã rio-pardense, destacou o carinho com que os rio-pardenses sempre a receberam nos últimos 13 anos, desde que começou a frequentar com assiduidade a S.E. “Um dos grandes responsáveis pela minha paixão ao euclidianismo e a essa cidade é meu avô Joel. Ele foi o primeiro a fazer com que eu entendesse, admirasse e quisesse estudar Euclides da Cunha, não apenas pelo parentesco, mas pelo legado euclidiano, que de tão contemporâneo ainda marca gerações. Depois de um tempo, inclusive após a morte dele, percebi como já estava envolvida com os estudos, com a Semana Euclidiana, com São José do Rio Pardo, com sua cultura, pessoas, tradições. Aqui é minha melhor parte do ano, onde me abasteço de carinho, cultura, acolhimento, recarrego as baterias e realmente me sinto em casa. E que honra e privilégio poder passar tudo isso a mais uma geração descendente Cunha, por meio de minha afilhada Maria Eduarda, que já frequenta aqui e as Semanas Euclidianas por anos. Tenham certeza que somos a garantia da continuidade do trabalho que foi realizado durante meio século pelo Joel, por minha saudosa tia Marilu e por todos que guardo com carinho em meu coração, entre eles muitos e muitos rio-pardenses. Muito obrigada por essa indicação ao Título e que honra ser chamada de cidadã rio-pardense – o carinho, a admiração e o respeito que tenho por essa cidade perpetuam-se nesta Cidadania”, finalizou.

CONFIRA MAIS ALGUNS REGISTROS DA SOLENIDADE

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br