CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Enfrentamento da Violência Doméstica e Desafios na Gestão Escolar foram abordados na “Escola do Legislativo”

http://www.minhasaojose.com.br

A Câmara Municipal, por meio do Programa “Escola do Legislativo” fechou o mês de outubro com duas palestras, com abordagens relevantes, principalmente à comunidade escolar e às mulheres.

O primeiro tema “Os desafios contemporâneos na gestão escolar” foi abordado na noite de quinta-feira, 17, por meio de uma Mesa Redonda que contou com a participação de professores e diretores escolares, entre eles Edson Luiz Silveira (mediador), José Luiz Cequalini, Jorge Luiz Boldrin, Gislaine Cristina Gumieri Rosin e Fábio Missura.

Durante as explanações, os professores contaram um pouco de suas experiências dentro do âmbito escolar, dividindo-as com o público presente, também formado por professores, alunos e demais profissionais da Educação.

O Encontro foi uma grande oportunidade para troca de informações, conhecimento de conquistas e problemas reais enfrentados no cotidiano das salas de aula e unidades escolares, que promoveu, acima de tudo, a reflexão junto aos presentes.

Entre os destaques, os professores ressaltaram a importância da participação da família no âmbito da vida escolar dos filhos, que não se restringe a apenas participarem das reuniões de pais e mestres, mas o acompanhamento, incentivo e apoio aos estudantes, formando um elo entre os ambientes escolar e familiar, que vão muito além do aprendizado, dentro e fora das salas de aula.

O conteúdo completo da Mesa Redonda pode ser acessado pelo link

https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/389128380937357

Professores, diretores e educadores explanando na Mesa Redonda

“ROMPENDO O SILÊNCIO: DESAFIOS LEGAIS O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”

Este foi o tema abordado em palestra promovida na noite de segunda-feira, 21, que contou com a participação das advogadas, Dra. Priscila Fernandes Pires Sampaio e Dra. Bárbara Beatriz de Faria Basilli.

Em síntese, ambas explicaram sobre a Lei Maria da Penha, inclusive citando casos de violência doméstica e abusos relatados por clientes, sendo esta ainda uma triste realidade para muitas mulheres.

As advogadas também destacaram os tipos de violência contra a mulher, inclusive a psicológica, que é uma das mais praticadas nos chamados ‘relacionamentos tóxicos’, sendo que muitas vezes as mulheres nem mesmo sabem que estão sendo vítimas deste tipo de abuso, que deixa marcas tanto quanto a violência física.

Elas informaram, ainda, sobre mudanças na Lei 14.994/24, que objetiva fortalecer a proteção às mulheres, agravando as penas para crimes de violência de gênero, dentre elas o feminicídio tornou-se crime autônomo (a pena era de reclusão, de seis a vinte anos agravada); aumento das penas nos crimes como lesão corporal, ameaça e perseguição, quando praticados contra a mulher e medidas mais severas no cumprimento da pena.

Dra. Priscila e Dra. Bárbara enfatizaram para estas mulheres que estão sendo vítimas de algum tipo de violência, abusos, que há outras mulheres que estão prontas a ajuda-las, principalmente através da Comissão das Mulheres Advogadas, na OAB, bem como advogados particulares, que lutam para garantir proteção a elas e o cumprimento da Lei, reiterando que podem e devem denunciar, sem receio ou medo, os abusadores.

O conteúdo completo da palestra pode ser acessado pelo link

https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/562648369674330

Dra. Priscila e Dra. Bárbara durante palestra na Câmara

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar/Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br