CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃOSAÚDE

Escola do Legislativo: Dr. Ray Alves falou das novas realidades sobre o câncer de mama

http://www.minhasaojose.com.br
Em seu canal no Instagram, o mastologista esclarece dúvidas e desmistifica as doenças mamárias

Após o período eleitoral, a Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” retomou as atividades na quarta-feira, 16, abordando a Campanha Outubro Rosa.

O convidado à explanação foi o médico mastologista e presidente da UNIMED Rio Pardo, Dr. Ray Alves dos Santos, que novamente aceitou o convite da Escola para falar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e algumas novas realidades acerca do câncer de mama.

Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor geral do Programa, vereador professor Rafael Kocian, tendo a companhia em plenário da presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio, da vereadora eleita à próxima legislatura, Priscila Abreu, e do vereador Fernando Gomes e do também vereador eleito Adriano Junior, que acompanharam a transmissão ao vivo pelos canais legislativos.

Também estiveram presentes alunos que participaram do Parlamento Jovem, estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional e da PEI E.E. “Dr. Cândido Rodrigues, além da jornalista e assessora de imprensa da Unimed Rio Pardo, Giselle Torres Biaco, que acompanhou Dr. Ray e representou a Cooperativa.

CÂNCER DE MAMA ENVOLVE TODOS OS GÊNEROS

Dr. Ray iniciou a palestra observando que a doença não é mais específica da mulher. “Hoje, o câncer de mama envolve todos os gêneros, inclusive pessoas trans, homens e é imprescindível que estes também busquem informação e se previnam”, afirmou.

O mastologista observou o problema da desinformação à doença e destacou as ‘fake news mamárias’, classificando-as como um ‘perigo não palpável’ e que deve ser combatido precocemente. “Notícias falsas, tabus, mitos preconceitos e lendas urbanas podem prejudicar a detecção precoce e o tratamento”, observou, informando vários tipos aos presentes.

Ele também trouxe alguns dados da doença no Brasil, informando que ocorrem 73.000 novos casos por ano e ainda é a principal causa de morte por câncer nas mulheres.

“Costumo dizer que Outubros Rosas deveriam ser de janeiro a janeiro, pois a informação e a prevenção teriam que acontecer ao longo do ano com toda essa ênfase em que é promovida neste mês de outubro”.

Dr. Ray disse que o diagnóstico da doença ainda é tardio e por conta disso ela ainda faz tantas vítimas fatais, lembrando que o combate à mesma começa com a informação, a prevenção e, claro, o diagnóstico precoce.

“Parabenizo a Escola do Legislativo pelo espaço que leva informação de qualidade à comunidade, com temas sempre relevantes, sendo que projetos assim precisam ser mais desenvolvidos, principalmente na área da Saúde Pública”.

MUDANÇAS DE HÁBITOS E A PREVENÇÃO DA DOENÇA

Após uma verdadeira aula sobre a formação da mama, tecidos, inclusive mostrando o câncer nas mamas através de fotos explicativas, Dr. Ray destacou que algumas mudanças de hábitos podem diminuir a possibilidade de desenvolver a doença, entre elas diminuir açúcar industrializado, embutidos, enlatados, refrigerantes. Aumentar a ingestão de fibras, verduras, frutas, legumes e cereais ricos em vitamina C, A, E, além de antioxidantes (licopeno) e corrigir os níveis de vitamina D.

Além destes, diminuir a ingestão de bebida alcoólica, abolir o tabagismo, combater o sedentarismo com a prática regular de exercícios físicos, tratar estados de depressão, ter momentos de lazer, evitar TRH (Terapia de Reposição Hormonal) por mais de 5 anos, detectar e remover lesões pré-tumorais mamárias.

O INSTRAGAM COMO ALIADO À INFORMAÇÃO

Faz tempo que Dr. Ray já utiliza suas redes sociais, em especial o Instagram (@dr.raysantosrp), para difundir conteúdos informativos não apenas sobre o câncer de mama, mas outras doenças mamárias.

“É um canal menos formal, menos técnico, onde dispomos de orientações sobre autoexame, mamografia, hábitos de vida saudáveis, mitos e verdades, além de esclarecimento de dúvidas comuns sobre as doenças mamárias, que inclui o câncer de mama”, disse.

Ao final da palestra, o mastologista respondeu a inúmeras perguntas, enriquecendo ainda mais o proveitoso e essencial encontro na Escola do Legislativo.

O conteúdo completo da palestra pode ser acessado pelo link

https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/873794554869939

Dr. Ray recebendo o certificado ladeado pela vereadora Lúcia Libânio, a vereadora eleita à próxima legislatura, Priscila Abreu e o vereador Rafael Kocian

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar/Câmara Municipal. Fotos: Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br