“Escola do Legislativo” fecha o ano com 37 eventos promovidos e quase 1.900 participantes
Texto: Natália Tiezzi
O ano de 2023 foi mais um marco para o Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”. Entre os meses de fevereiro e novembro foram promovidos 37 eventos, entre palestras, visitas às escolas, cursos, etc, que contaram com quase 1.900 participantes e mais de 3.000 pessoas atingidas diretamente.
Entre os temas abordados nas palestras, Saúde, Meio Ambiente, Educação, História e Cultura e Direito foram os que tiveram maior ênfase, sempre abordados por profissionais renomados, que prontamente aceitaram os convites à participação.
Além disso, o Programa recebeu e promoveu visitas às escolas, envolvendo mais de 400 alunos, onde os vereadores recepcionaram os estudantes e destacaram um pouco da vivência na vereança.
Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Legislativo Municipal, atribuições e cotidiano da Câmara através das explanações do diretor da Escola, Matheus Schiavon, bem como do vereador professor Rafael Kocian, diretor geral do Programa.
A Escola do Legislativo sediou, ainda, o I Simpósio de Direito Notarial e Registral, com a participação de cerca de 300 pessoas, duas exposições recebidas na Câmara Municipal, com público de 355 pessoas, além de promover duas edições do Parlamento Jovem, envolvendo mais de 60 participantes e o Prêmio Professor Paulo Freire, com 120 homenagens.
O Programa fechou o ano com três publicações de artigos e cartilhas, disponibilizados de forma digital a todos pelo site da Câmara Municipal.
Para o vereador Kocian foi mais um ano muito produtivo ao Programa, que está se expandindo, abrangendo ainda mais participantes de todas as idades e, claro, aproximando a população do Legislativo Municipal, fazendo com que os munícipes conheçam e participem, com mais ênfase, da Câmara.