Escola do Legislativo rio-pardense tem artigo publicado no Caderno do Instituto do Legislativo Paulista (ILP)
Mais uma grande conquista e um marco para a Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”: pela primeira vez o Programa teve um artigo publicado no Caderno do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), que é basicamente a Escola do Parlamento no nível estadual, da ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo.
O diretor executivo do Programa, Matheus Schiavon, explicou que a publicação faz parte do projeto SISPELegis – Sistema Paulista de Escolas do Legislativo, do qual a Câmara de Rio Pardo faz parte.
Os Cadernos do ILP: Ensino – Pesquisa – Extensão Cultural, neste primeiro número de 2023, possuem textos relacionados aos cursos e eventos realizados em 2022, na forma de artigos e sínteses didáticas. Os assuntos perpassam a Geopolítica e a Arte, expressando a diversidade temática sempre enfatizada pelo Instituto do Legislativo Paulista em sua programação. Conforme tal diretriz, este número engloba as Atas do Seminário “Roteiros Geoturísticos no Estado de São Paulo”, organizadas pelo geólogo Alex Peloggia, e uma HQ do artista plástico Gazy Andraus.
“Nesta obra também há o prosseguimento da obra da seção Projeto SISPELegis, com a publicação de relatos produzidos por algumas das escolas legislativas municipais integrantes do projeto, abordando a história dos municípios e das escolas, bem como de suas principais iniciativas, assim como a Escola do Legislativo rio-pardense, cujo artigo inicia na página 158, sendo que o conteúdo completo pode ser acessado pelo link: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=25069&__ncforminfo=74rs6v1ttTsEzkTNZ2AXuu1lMfVdSXq5DnM_OhEaWguNtPGpQAguuXAWeTkY4QSpS3tERugm-bmOP3mzonR5SevV_nKK27d1”, informou Matheus.
“Estamos muito felizes e orgulhos, pois essa é a 1ª produção acadêmica da “Escola” numa revista especializada em artigos voltados ao legislativo. Neste artigo há abordagens sobre a história de São José do Rio Pardo, a Proclamação da República, marcante em nosso município, bem como divulgações das ações e produções do Programa. Sem dúvida outras publicações virão e temos a certeza que cada vez mais poderemos divulgar nossa cidade, sua rica história e as atividades relevantes que estamos promovendo na Escola do Legislativo em âmbito nacional, mundial, já que os conteúdos também são digitais”, destacou e concluiu o diretor geral do Programa, vereador professor Rafael Kocian.
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.